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dc.creatorRocha, Marlos Bessa Mendes da-
dc.date.accessioned2019-02-13T11:16:51Z-
dc.date.available2019-02-12-
dc.date.available2019-02-13T11:16:51Z-
dc.date.issued2008-08-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue38pt_BR
dc.citation.spage265pt_BR
dc.citation.epage410pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000200006pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8930-
dc.description.abstractWe seek to investigate the historical reasons, related to events and concepts, which made Fernando de Azevedo, in his work A cultura brasileira, defend strongly the educational reforms implemented by the New State Regime, largely contradicting those views held in the first half of 1930´s, particularly in "Manifesto dos Pioneiros" (The Pioneers' Manifesto). Secondly, our purpose is to understand this paradox. The method initially involves an exercise of hermeneutics on the author's textuality in the work in question, seeking to understand what raised his enthusiasm for such reforms, which, from today's viewpoint, seem unreasonable. In order to compare the author's points of view, we focus on three aspects: 1) the role played by the State in the educational systems; 2) the issue of the nationalization of education; 3) the views on professional education.pt_BR
dc.description.resumoBuscou-se investigar as razões históricas relativas aos eventos e aos conceitos que levaram Fernando de Azevedo, em sua obra A cultura brasileira, a posicionar-se em defesa das reformas educacionais implementadas pelo Estado Novo, em grande medida em contraposição a formulações defendidas na primeira metade dos anos de 1930, especialmente no Manifesto dos Pioneiros. Num segundo momento, procurou-se entender o porquê do paradoxo entre esses dois momentos. O método, inicialmente, foi desenvolver um exercício de hermenêutica sobre a textualidade do autor naquela obra, querendo compreender o que o leva a um entusiasmo com aquelas reformas que, aos olhos de hoje, nos parece despropositado. Para estabelecer o confronto entre pontos de vista do próprio autor, trabalhou-se sobre três aspectos: 1) o papel da União nos sistemas de ensino; 2) a questão da nacionalização da educação; 3) a visão de ensino profissional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModerno e tradicionalpt_BR
dc.subjectSentido de existênciapt_BR
dc.subjectHistoriografia das idéiaspt_BR
dc.subjectModern and traditionalpt_BR
dc.subjectSense of existencept_BR
dc.subjectHistoriography of ideaspt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleHistoriografia e significação histórica em Fernando de Azevedopt_BR
dc.title.alternativeHistoriography and historical significance in Fernando de Azevedopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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