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Clase: Tese
Título : Processamento morfológico e leitura no português brasileiro: um estudo longitudinal
Autor(es): Oliveira, Bruno Stefani Ferreira de
Orientador: Justi, Francis Ricardo dos Reis
Miembros Examinadores: Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo
Miembros Examinadores: Macedo, Elizeu Coutinho de
Miembros Examinadores: Mota, Marcia Maria Peruzzi Elia da
Miembros Examinadores: Name, Maria Cristina Lobo
Resumo: Na presente tese realizou-se uma investigação da relação da morfologia com a leitura no português brasileiro, a partir de um delineamento longitudinal. Ao todo, 220 crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram avaliadas no respectivo ano escolar (Tempo 1) e um ano depois (Tempo 2). Foram produzidos dois artigos, sendo que o primeiro teve como objetivo avaliar a relação entre consciência morfológica e leitura. Foram realizadas análises de regressão hierárquica, controlando a inteligência, consciência fonológica e memória de trabalho, além de análises de correlação cruzada. Os resultados de ambas as análises convergiram para mostrar as contribuições da leitura para a consciência morfológica no 2º e 3º ano e da consciência morfológica para a leitura no 4º e 5º ano. No estudo 2 foi realizada uma tarefa de decisão lexical com técnica de priming (SOA de 60 e 250ms), a fim de avaliar o efeito de priming morfológico durante o desenvolvimento e sua relação com a consciência morfológica. Foi comparado o tempo de reação de pares de palavras (Prime e alvo) com relação morfológica, ortográfica ou sem relação. Houve efeito de priming morfológico a partir do 3º ano no SOA de 250 ms e a partir do 4º ano no SOA de curta duração. A consciência morfológica não se correlacionou com o efeito de priming. Os resultados de ambos os estudos apontam para a importância dos componentes morfológicos das palavras para a habilidade de leitura, destacando a relevância pedagógica do ensino explícito da morfologia durante a fase de alfabetização.
Resumen : The present thesis investigated the relationship between morphology and reading in Brazilian Portuguese. A longitudinal design was employed and 220 children in grades 2 to 5 of elementary school were evaluated in their respective school year (Time 1) and one year later (Time 2). Two articles were produced. The first aimed to aimed to evaluate the relationship between morphological awareness and reading. Hierarchical regression analyzes were performed, controlling intelligence, phonological awareness and working memory, as well as cross-lagged correlation analyzes. The results of both analyzes converged to show the contributions of reading to morphological awareness in the 2nd and 3rd grade and the contributions of morphological awareness for reading in the 4th and 5th grade. In study 2, a lexical decision task with priming technique (SOA of 60 and 250ms) was performed to evaluate the effect of morphological priming during development and its relation with morphological awareness. The reaction time of pairs of words (Prime and target) with morphological, orthographic or unrelated relation was compared. There was a morphological priming effect from the 3rd grade on the SOA of 250 ms and from the 4th grade on the short duration SOA. Morphological awareness did not correlate with morphological priming. The results of both studies point to the importance of the morphological components of words for reading ability, highlighting the pedagogical relevance of the explicit teaching of morphology during the literacy phase.
Palabras clave : Priming morfológico
Consciência morfológica
Processamento morfológico
Leitura
Reconhecimento visual de palavras
Morphological priming
Morphological awareness
Morphological processing
Reading
Visual recognition of words
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8923
Fecha de publicación : 27-nov-2008
Aparece en las colecciones: Doutorado em Psicologia (Teses)



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