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Type: Dissertação
Title: Do juramento da princesa ao Senado Imperial: a análise de uma obra e sua inserção no projeto político do Estado
Author: Fernandes, Bárbara Ferreira
First Advisor: Christo, Maraliz de Castro Vieira
Referee Member: Barata, Alexandre Mansur
Referee Member: Squeff, Leticia Coelho
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa é o quadro Juramento da Princesa Isabel do pintor Victor Meirelles, datado de 1875, pertencente, hoje, ao Museu Imperial de Petrópolis (MIP). A tela foi encomendada pelo presidente do Senado na época, Visconde de Abaeté e representa o juramento da princesa na ocasião de sua primeira regência, em 1871. Ao centro da tela, diante de uma mesa posta na frente de um trono vazio à esquerda, está a Princesa Isabel ajoelhada, tendo o Visconde de Abaeté, próximo a ela levemente curvado. De acordo com a Ata do Senado relativa ao Juramento, estavam presentes na Assembleia 35 senadores e 62 deputados, além dos convidados a assistir à cerimônia. O objetivo da pesquisa é analisar a obra em seus elementos intrínsecos e extrínsecos. Dessa maneira, procuramos perceber as escolhas de representação feitas pelo pintor, o projeto político no qual a tela se insere, a conjuntura política no momento de criação e encomenda do quadro, a identificação dos personagens representados na obra. Procuramos entender também as motivações do Visconde para realizar a encomenda, nos aprofundando na relação entre encomendante, pintor e retratada. Trabalhamos também com sua inserção na história da arte e na produção de Victor Meirelles, nos detendo, sobremaneira, às representações de cerimônias monárquicas tanto brasileiras quanto internacionais para maior compreensão da tela estudada.
Abstract: The main subject of this dissertation is the painting titled Juramento da Princesa Isabel by the painter Victor Meirelles, dated 1875, it is in exhibition, nowadays, in the Museu Imperial of Petrópolis. The canvas was commissioned by the Senate’s president, Viscount of Abaeté, and it represents the oath taken by Princess Isabel during her first regency in 1871. In the center of the scene, in front of a desk set before an empty throne on the left, it is Princess Isabel on her knees, with Viscount of Abaeté next to her, slightly curved. According to the minutes of the Senate, were presents at the Assembly, 35 senators and 62 deputies, besides the gests to attend the ceremony. The goal of this research is to analyze the canvas in its intrinsic and extrinsic elements. For that reason, we seek to understand the representations choices made by Meirelles, the political project of which the painting is part of, the political conjuncture at the moment of creation and commission of the canvas. We also search the motivations of the Viscount to place the commission, by studding the relation between commissioner, painting, and portrayed. We also worked with the insertion of the painting into art history, on Meirelles production, and compared with other representations about monarchical ceremonies.
Keywords: Império
Pintura histórica
Princesa Isabel
Victor Meirelles
Representação
Empire
Historical painting
Princess Isabel
Victor Meirelles
Representation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8776
Issue Date: 28-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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