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Tipo: Dissertação
Título: Análises e soluções de problemas em sistemas de distribuição ferroviários bifásicos e isolados
Título(s) alternativo(s): Ungrounded and biphasic railway distribution systems – analysis and solutions
Autor(es): Carvalho, Alexandre Lima de
Primeiro Orientador: Araujo, Leandro Ramos de
Co-orientador: Araujo, Débora Rosana Ribeiro Penido
Membro da banca: Ferreira, Carlos Aparecido
Membro da banca: Marcato, André Luiz Marques
Membro da banca: Honório, Leonardo de Mello
Resumo: Nesta dissertação são apresentadas análises e uma solução de correção para o problema encontrado na rede de distribuição em 13,8 kV da rede ferroviária da MRS, sendo este relacionado à presença de altos valores de reativos capacitivos na rede aliado a questões de desequilíbrios. Estas questões têm se mostrado comuns nas redes de distribuição ferroviária da companhia. Por serem problemas típicos de sistemas ferroviários, que são constituídos por equipamentos diversos e têm características específicas de funcionamento, realiza-se também neste trabalho uma descrição básica de sistemas de distribuição ferroviários, mostrando suas características principais. A característica capacitiva analisada neste trabalho é uma possível fonte de problemas na operação do sistema, podendo-se citar como exemplo, impactos no GMG (grupo motor gerador) responsável pela redundância no fornecimento de energia elétrica na falta da concessionária, no qual ocorre a atuação da proteção repetidamente, desligando o GMG por sobretensão. A importância do correto funcionamento do sistema em questão levou a necessidade de análises teóricas do problema, embasadas por aspectos práticos, em busca de uma solução. Uma vez levantadas várias hipóteses e análises, a investigação foi focada na curva de capabilidade do gerador versus a carga alimentada, conhecida através de medidas realizadas através do analisador de energia. Após uma análise mais aprofundada desta questão, contemplando cálculos e medições, chegou-se a uma solução para o problema que foi implementado na prática com sucesso, basicamente constituindo-se de alocação de reatores específicos na rede de distribuição de energia para compensação de reativos, resultando a diminuição da corrente capacitiva no circuito, deslocando o fator de potência da carga para a área estável da curva de capabilidade na qual o GMG opera sem a atuação da proteção além de diminuir a corrente de desequilíbrio, consequentemente evitando o desligamento indevido.
Abstract: In this dissertation several analyzes are presented and a solution to the problem encountered in the distribution network at 13.8 kV railway MRS network, which is related with the presence of high capacitive reactive in the network together with imbalances issues. These issues have been shown to be common in rail distribution network of the company. Because they are typical problems of rail systems, which consist of various equipment and have specific operating characteristics also takes place in this study is a basic description of the distribution rail system, showing its main characteristics. The capacitive characteristic analyzed in this work is a possible source of problems in system operation and can be cited as an example, impacts on GMG (generator engine group) responsible for redundancy in the supply of electricity in the absence of the concessionaire, in which the action occurs the protection repeatedly, turning off the GMG overvoltage. The importance of proper system operation in question took the need for theoretical analysis of the problem, supported by practical aspects, in search of a solution. Once several hypotheses and analyzes, the investigation was focused on the capability curve of the generator versus the load supplied, known from measurements carried out by the energy analyzer. Upon further examination of this issue, contemplating calculations and measurements, come up with a solution to the problem that was implemented in practice with success, basically becoming allocation of specific reactors in the power distribution network for reactive compensation, resulting in the reduction of the capacitive current in the circuit, moving the load power factor for the stable area of the capability curve in which the GMG operates without the protection operation in addition to reducing the imbalance of power and consequently avoid improper shutdown.
Palavras-chave: Sistemas ferroviários
compensação reativa
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/868
Data do documento: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



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