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Type: Dissertação
Title: Procedimentos para aperfeiçoamento dos concursos públicos para docentes: o caso da UFJF
Author: Ferreira, Lílian Dilon
First Advisor: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Referee Member: Sanábio, Marcos Tanure
Referee Member: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado teve foco na análise dos procedimentos dos concursos públicos para docentes no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para propor formas de aperfeiçoamento dos procedimentos de seleção para o cargo de professor. Tal estudo compreende os concursos docentes tanto para a Carreira do Magistério Superior quanto para a Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Sua relevância deve-se à constatação da existência de entraves no decurso dos certames promovidos, o que gera a interposição de recursos, podendo prejudicar a imagem institucional e a eficácia do provimento das vagas. Dessa forma, o objetivo definido para este estudo foi o de descrever os procedimentos de concursos realizados na UFJF para a seleção de docentes e os problemas ocorridos durante o processo. Em seguida, são analisadas como as práticas de seleção têm sido efetuadas em diferentes unidades da UFJF. Para tanto, os instrumentos metodológicos utilizados foram a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa de campo se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com nove Chefes de Departamento da UFJF, cujo resultado diagnosticou a necessidade de procedimentos bem estabelecidos, além de uma equipe treinada e estrutura para a realização dos concursos. Verificou-se que, apesar da existência de uma portaria responsável por regulamentar as etapas do concurso e elementos de cada momento, há uma variedade de interpretações procedimentais, o que tende a ocasionar uma não padronização do processo. Considerando os resultados encontrados na pesquisa, elaborou-se um Plano de Ação Educacional cujo objetivo foi a proposição de melhorias na sistemática adotada nos concursos docentes, a fim de proporcionar processos seletivos mais eficientes.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center of Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied focused on the analysis of the procedures of the public tenders for Professors within the ambit of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) to propose ways of perfecting the selection procedures for the position of Professor. This study includes the public tenders for Professors as much to the Higher Career as to the Basic Teaching, Technical and Technological Career (EBTT). Its relevance is due to the finding of the existence of obstacles in the course of the promoted contests, which generates the interposition of resources, which may harm the institutional image and the efficiency of the filling of the vacancies. Thus, the objective defined for this study was to describe the procedures of the public tenders held at UFJF for the selection of Professors and the problems that occurred during the process. Next, it is analyzed how the practices of selection have been carried out in different units of UFJF. For this, the methodological instruments used were the documental research, the bibliographical research and the field research. The field research was conducted through semi-structured interviews with nine UFJF Department Heads, which result diagnosed the need of well-established procedures, as well as a trained and structure team for the conduction of the public tenders. It was verified that, despite the existence of an ordinance responsible for regulating the stages of the contest and elements of each moment, there are a variety of procedural interpretations, which tends to cause a non-standardization of the process. Considering the results found in the research, an Educational Action Plan was developed which objective was the proposition of improvements in the systematic adopted in public tenders for Professors, in order to provide more efficient selective processes.
Keywords: Gestão de pessoas
Concurso público
Universidades federais
People management
Public tender
Federal universities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8619
Issue Date: 23-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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