Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8612
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representações sociais sobre hipertensão arterial e o cuidado.pdf194.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Representações sociais sobre hipertensão arterial e o cuidado: o discurso do sujeito coletivo
Título(s) alternativo(s): Representaciones sociales sobre hipertensión arterial y el cuidado: el discurso del sujeto colectivo
Autor(es): Almeida, Geovana Brandão Santana
Paz, Elisabete Pimenta Araújo
Silva, Girlene Alves da
Resumo: OBJETIVO: Analisar as representações sociais da equipe de saúde sobre a hipertensão arterial e a maneira como desenvolvem os cuidados específicos aos hipertensos. MÉTODOS: Utilizou-se a entrevista semiestruturada com 21 profissionais de saúde que atuavam em Unidades Básicas de Saúde, a técnica do discurso do sujeito coletivo para organização dos dados e interpretação pela teoria das representações sociais. RESULTADOS: As representações dos profissionais revelaram um distanciamento entre as ações preconizadas pelo programa de controle e as que se realizam nas unidades de saúde. CONCLUSÕES: Os profissionais reconhecem a hipertensão como uma doença grave, com grandes consequências, porém as dificuldades estruturais por parte dos serviços, aliadas à desmotivação do usuário para participação em ações de promoção em saúde, não favorecem um cuidado em saúde voltado para as necessidades dos portadores de hipertensão. Tais resultados indicam a necessidade de ações interdisciplinares na prática assistencial que impactem positivamente na oferta e qualidade dos cuidados.
Abstract: OBJETIVO: Analizar las representaciones sociales del equipo de salud sobre la hipertensión arterial y la manera cómo desarrollan los cuidados específicos a los hipertensos. MÉTODOS: Se utilizó la entrevista semiestructurada con 21 profesionales de salud que actuaban en Unidades Básicas de Salud, la técnica del discurso del sujeto colectivo para la organización de los datos e interpretación por la teoría de las representaciones sociales. RESULTADOS: Las representaciones de los profesionales revelaron un distanciamiento entre las acciones preconizadas por el programa de control y las que se realizan en las unidades de salud. CONCLUSIONES: Los profesionales reconocen a la hipertensión como una enfermedad grave, con grandes consecuencias, sin embargo las dificultades estructurales por parte de los servicos, aliadas a la desmotivación del usuario para participar en acciones de promoción en salud, no favorecen a un cuidado en salud volcado a las necesidades de los portadores de hipertensión. Tales resultados indican la necesidad de acciones interdisciplinaris en la práctica asistencial que impacten positivamente en el ofrecimiento y calidad de los cuidados.
Palavras-chave: Hipertensão
Profissional de saúde
Unidade Básica de Saúde
Promoção da saúde
Assistência à saúde
Hipertensión
Profesional de salud
Unidad Básica de Salud
Promoción de la salud
Prestación de atención de salud
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000400003
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8612
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.