Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8590
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leandradasilvacajado.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Projetos pedagógicos e o fracasso escolar: desafios e possibilidades de uma gestão colaborativa em uma escola pública mineira
Author: Cajado, Leandra da Silva
First Advisor: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Referee Member: Neves, Lívia Fagundes
Referee Member: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisado buscou identificar desafios e possibilidades de uma equipe gestora, na figura da direção, para promover a articulação entre projetos pedagógicos, considerando o quadro reiterado de fracasso escolar e a cultura de projetos voltados para o letramento na escola. O objetivo geral definido para este estudo foi analisar as possibilidades e os desafios de ações gestoras voltadas para o desenvolvimento e a manutenção dos projetos pedagógicos de letramento de uma escola pública mineira. Como objetivos específicos, foram elencados: i) descrever a política de projetos pedagógicos na legislação federal e estadual; ii) apresentar a escola estadual e os projetos desenvolvidos por ela, bem como sua composição docente; iii) analisar os impactos da descontinuidade dos projetos pedagógicos por meio dos dados obtidos em grupos focais e entrevistas semiestruturadas com o corpo docente da escola e com a supervisora; iv) propor um plano de ação para a continuidade dos projetos, considerando o movimento que ocorreu na escola durante o processo de pesquisa, principalmente no tocante a projetos educacionais. Defendemos a hipótese de que um trabalho com projetos, articulado por meio de uma gestão colaborativa, contribui para minimizar quadros de fracasso escolar. Na análise dos excertos das entrevistas semiestruturadas, fica evidente que a escola não trabalhava com projetos de forma integrada e as poucas iniciativas de projetos interdisciplinares se perdiam na resistência do corpo docente. A partir do movimento ocorrido pela problematização do tema, na busca por evidências do problema, houve uma mudança na postura dos professores, desenvolvendo-se o interesse em trabalhar e compartilhar as vivências oriundas dos projetos educacionais, o que nos levou a implementar um plano de ação piloto, apoiado em três abordagens: organização dos projetos dentro do PPP da escola; troca de experiências entre professores através de reunião de alinhamento de projetos; e a implantação de rotina de emissão de relatórios periódicos de execução de projetos visando à organização dos registros dos projetos.
Abstract: The following dissertation was developed in the scope of the Professional Master’s Degree in Education Management and Evaluation (PPGP), at the University of Juiz de Fora’s (CAEd/UFJF) center of Public Policies and Education Evaluation. The management case examined here aimed to identify challenges and possibilities of a management team, in the form of the school’s principal and/or its board, to promote the juncture of pedagogical projects, considering the reiterated milieu of academic failure and the culture of projects directed at literacy in schools. The broad objective defined for this study was to analyze the managing actions aimed at the development and maintenance of pedagogical projects and the dialogue between teachers. As for the specific goals, they are: i) to describe the policy of pedagogical projects within Federal and State legislation, ii) to present a public state school and projects developed by its team, as well as its faculty; iii) to determine the impact of discontinuing such pedagogical projects through data obtained from focal groups and semi-structured interviews with the school’s faculty and their supervisor; iv) to propose a plan of action to help continuing the projects, considering the activity that occurred in the school during the research process. We maintain the hypothesis that a solid work with such projects joined through collaborative management contributes to minimize the number of students failing in school. Through the findings in the excerpts from the semi structured interviews, it is clear that the school didn’t work with the projects in an integrated manner and the few initiatives of multi discipline projects got lost in the faculty’s resistance. Based on the activity caused by the questioning of this theme, in the search for evidence of the problem, there was a change in how the teachers behaved, which led us to implement a pilot plan of action based on three concepts: organizing the projects within the school’s PPP; a conversation and the exchange of experiences between teachers through project alignment meetings; and the implementation of obligatory periodic reports on the execution of such projects in order to keep proper records.
Keywords: Fracasso escolar
Projetos pedagógicos
Gestão colaborativa
Academic failure
Pedagogical projects
Collaborative management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8590
Issue Date: 30-Jan-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.