https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/84
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
talissonmelodesouza.pdf | 5.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | 18ª e 19ª bienais de São Paulo: curadoria entre a prática e o debate no Brasil |
Autor(es): | Souza, Tálisson Melo de |
Orientador: | Ramos, Maria Lúcia Bueno |
Miembros Examinadores: | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia |
Miembros Examinadores: | Garcia, Maria Amélia Bulhões |
Miembros Examinadores: | Silva, Elisabeth Murilho da |
Miembros Examinadores: | Sant'Anna, Sabrina Parracho |
Resumo: | A partir do contexto de emergência e consolidação da atividade do curador de exposições de arte contemporânea na esfera artística internacional, esta análise direciona-se a duas edições da Bienal de São Paulo (as 18ª e 19ª, promovidas em 1985 e 1987, respectivamente) para compreender as condições e desdobramentos dessa profissão no Brasil. As curadorias da crítica de arte Sheila Leirner são estudadas aqui em sua singularidade e em relação com diversas exposições realizadas em instituições congêneres. Colocamos em perspectiva a historiografia já estabelecida acerca dessas duas propostas curatoriais (“O Homem e a Vida” e “Utopia versus Realidade”), e esquadrinhamos o debate crítico suscitado por elas dentro e fora do país. Seleções de obras artísticas e artistas, expografia, discurso teórico e poder de legitimação são articulados com a trajetória crítica da curadora e as transformações nas políticas públicas para a cultura e no status das instituições culturais na década de 1980, em diálogo com a os processos de globalização da arte e redemocratização política no Brasil. |
Resumen : | From the context of emergency and consolidation of the curator’s activity of organizing contemporary art exhibitions in the international artistic sphere, this analysis focuses on two editions of the Sao Paulo Art Biennial (the 18th and 19th ones, promoted in 1985 and 1987, respectively) to understand the conditions and consequences of this profession in Brazil. Here we study the curatorial projects of the art critic Sheila Leirner in its uniqueness and in relation to other events held in similar institutions. Questioning the approach already established by the Brazilian historiography about these two curatorial proposals ("Man and Life" and "Utopia vs. Reality"), this research scrutinizes the critical debate raised by them within and outside the country. We also link selections of art works and artists, expography, theoretical discourse and legitimation power to Leirner’s critic production and the transformations in public policy for culture and cultural institutions status during the 1980s, connecting them to the processes of globalization of art and political redemocratization in Brazil. |
Palabras clave : | Curadoria de exposições Crítica de arte Bienal de São Paulo Arte contemporânea Políticas públicas para cultura Exhibition Curating Art Criticism Sao Paulo Art Biennial Contemporary Art Public Policy for Culture |
CNPq: | Linguística, Letras e Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/84 |
Fecha de publicación : | 5-mar-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.