Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8454
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A integralidade na formação dos profissionais de saúde.pdf728.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Periódico
Título : A integralidade na formação dos profissionais de saúde: tecendo valores
Otros títulos : The integral health care in the training of health professionals: building values
Autor(es): Gonze, Gabriela Guerra
Silva, Girlene Alves da
Resumo: A integralidade da assistência, um dos princípios doutrinários do sistema de saúde brasileiro, constitui uma das principais metas para se alcançar uma assistência de qualidade e humanizada. O presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos professores dos cursos de graduação que formam profissionais de saúde na Universidade Federal de Juiz de Fora, sobre a formação orientada pela integralidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada com docentes dos referidos cursos. Como estratégia de análise dos dados, propõese a modalidade de análise temática. A categoria em torno da qual são trazidas as reflexões sobre a percepção dos docentes sobre o ensino voltado para o princípio da integralidade foi nomeada "os princípios do SUS orientando a formação". Os resultados do estudo apontam que os docentes expressam um envolvimento com os valores da Reforma Sanitária brasileira, no contexto das mudanças necessárias na formação em saúde.
Resumen : Integral healthcare, one of the doctrinal principles of the Brazilian health care system, is one of the main ways to reach high-quality and humanized care. This work aims to analyze the perception of teachers of undergraduate courses who train health professionals at Juiz de Fora Federal University, Brazil, when it comes to integral care-oriented training. It is a qualitative research, employing the semi-structured interview technique with teachers of the studied courses. The thematic analysis is suggested as the data analysis method. The reflections on the perception of teachers about the principle of the integral healthcare have been centered on the category "trainingorienting principles of the Unified Health System". The study results show that teachers express involvement with the Brazilian Health Reform values, in the context of necessary changes in health training.
Palabras clave : Assistência à saúde
Capacitação de recursos humanos em saúde
Sistema Único de Saúde
Delivery of health care
Health human resource training
Unified Health System
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312011000100008
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8454
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.