https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8411
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Being a nursing teacher, woman and mother.pdf | 285.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Periódico |
Título : | Being a nursing teacher, woman and mother: showing the experience in the light of social phenomenology |
Otros títulos : | Ser docente de enfermagem, mulher e mãe: desvelando a vivência sob a luz da fenomenologia social |
Autor(es): | Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Jesus, Maria Cristina Pinto de Domingos, Selisvane Ribeiro da Fonseca Oliveira, Deíse Moura de Baptista, Patrícia Campos Pavan |
Resumo: | A trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão do ser docente de enfermagem, mulher e mãe ao conciliar a vida profissional, a maternidade e demais atividades do cotidiano. Participaram 11 mulheres, mães, docentes de instituições de ensino superior. Foi adotada a fenomenologia social para análise. O contexto de significados foi evidenciado a partir das categorias: dificuldade no desempenho de multiplicidade de atividades; cuidado de si mesma e conciliação dos papéis sociais. As mulheres priorizam o ser mãe, dispondo de pouco tempo para o cuidado de si mesma; e, embora tenham o desejo de investir na carreira docente, têm a expectativa de ter maior disponibilidade de tempo para o convívio com os filhos e com o companheiro. O estudo mostrou que os universos, profissional e pessoal, necessitam de interface que possibilite a convivência entre os diversos papéis exercidos pela mulher na sociedade |
Resumen : | The trajectory of this study was focused on understanding the experience of being a nursing teacher, woman and mother and reconciling work, motherhood and other daily activities. Participants were 11 women, mothers, teachers at higher education Institutions. Social Phenomenology was adopted for the analysis. The context of meanings was evidenced by categories: Difficulty in performing multiple activities; care of oneself and conciliation of social roles. Women give priority to being a mother, so that they have less time to take care of themselves. In spite of desiring to invest in teaching, they expect to have more time available to be in touch with their children and partner. This study showed that the professional and personal worlds need an interface, which allows for co-existence between the different roles women play in society. |
Palabras clave : | Docentes de enfermagem Saúde da mulher Pesquisa qualitativa Faculty Nursing Women's health Qualitative research |
CNPq: | - |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editorial : | - |
Sigla de la Instituición: | - |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000100022 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8411 |
Fecha de publicación : | 2011 |
Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.