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Clase: Artigo de Periódico
Título : Being a nursing teacher, woman and mother: showing the experience in the light of social phenomenology
Otros títulos : Ser docente de enfermagem, mulher e mãe: desvelando a vivência sob a luz da fenomenologia social
Autor(es): Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Jesus, Maria Cristina Pinto de
Domingos, Selisvane Ribeiro da Fonseca
Oliveira, Deíse Moura de
Baptista, Patrícia Campos Pavan
Resumo: A trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão do ser docente de enfermagem, mulher e mãe ao conciliar a vida profissional, a maternidade e demais atividades do cotidiano. Participaram 11 mulheres, mães, docentes de instituições de ensino superior. Foi adotada a fenomenologia social para análise. O contexto de significados foi evidenciado a partir das categorias: dificuldade no desempenho de multiplicidade de atividades; cuidado de si mesma e conciliação dos papéis sociais. As mulheres priorizam o ser mãe, dispondo de pouco tempo para o cuidado de si mesma; e, embora tenham o desejo de investir na carreira docente, têm a expectativa de ter maior disponibilidade de tempo para o convívio com os filhos e com o companheiro. O estudo mostrou que os universos, profissional e pessoal, necessitam de interface que possibilite a convivência entre os diversos papéis exercidos pela mulher na sociedade
Resumen : The trajectory of this study was focused on understanding the experience of being a nursing teacher, woman and mother and reconciling work, motherhood and other daily activities. Participants were 11 women, mothers, teachers at higher education Institutions. Social Phenomenology was adopted for the analysis. The context of meanings was evidenced by categories: Difficulty in performing multiple activities; care of oneself and conciliation of social roles. Women give priority to being a mother, so that they have less time to take care of themselves. In spite of desiring to invest in teaching, they expect to have more time available to be in touch with their children and partner. This study showed that the professional and personal worlds need an interface, which allows for co-existence between the different roles women play in society.
Palabras clave : Docentes de enfermagem
Saúde da mulher
Pesquisa qualitativa
Faculty
Nursing
Women's health
Qualitative research
CNPq: -
Idioma: eng
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000100022
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8411
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



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