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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cost-effectiveness comparison between non-penetrating deep sclerectomy and maximum-tolerated medical therapy for glaucoma within the Brazilian National Health System (SUS)
Título(s) alternativo(s): Comparação de custo-efetividade entre a esclerectomia profunda não penetrante e a terapia clínica máxima tolerada para o glaucoma no Sistema Único de Saúde (SUS)
Autor(es): Guedes, Ricardo Augusto Paletta
Guedes, Vanessa Maria Paletta
Chaoubah, Alfredo
Resumo: OBJETIVO: A esclerectomia profunda não penetrante (EPNP) é uma opção viável para o tratamento cirúrgico do glaucoma de ângulo aberto. O objetivo deste estudo é avaliar a relação custo-efetividade da EPNP e compará-la com terapia clínica máxima (TCM) em um acompanhamento de 5 anos. MÉTODOS: Um modelo de análise de decisão foi proposto comparando-se o tratamento cirúrgico (EPNP) versus a TCM. A avaliação da EPNP foi observacional retrospectiva de uma série consecutiva de casos e da TCM foi hipotética. A TCM foi considerada como o uso de três drogas (associação de uma combinação fixa de timolol/dorzolamida [CFTD] e um análogo de prostaglandina [bimatoprosta, latanoprosta ou travoprosta]). A relação custo-efetividade foi definida com o custo direto (em dólares) para cada porcentual de redução da pressão intraocular (PIO). A razão de custo-efetividade incremental (ICER) foi calculada. O seguimento foi de 5 anos e a perspectiva dos custos é do Sistema Único de Saúde (SUS). RESULTADOS: O custo direto para cada porcentual de redução da PIO ao final de 5 anos (relação custo-efetividade) foi de US$ 10,19 para a EPNP; US$ 37,45 para a CFTD + bimatoprosta; US$ 39,33 para CFTD + travoprosta; e US$ 41,42 para CFTD + latanoprosta. A EPNP apresentou uma melhor relação custo-efetividade, quando comparada com a TCM. O índice ICER foi negativo, portanto a EPNP foi a opção terapêutica dominante. CONCLUSÃO: A EPNP foi menos custosa e mais efetiva que a TCM. Do ponto de vista do SUS, ela foi a opção mais custo-efetiva, quando comparada com a TCM.
Abstract: PURPOSE: Non-penetrating deep sclerectomy (NPDS) has emerged as a viable option in the surgical management of open-angle glaucoma. Our aim is to assess the cost-effectiveness of NPDS and to compare it to maximum medical treatment in a 5-year follow-up. METHODS: A decision analysis model was built. Surgical (NPDS) arm of the decision tree was observational (consecutive retrospective case series) and maximum medical treatment arm was hypothetical. Maximum medical therapy was considered a three-drug regimen (association of a fixed combination of timolol/dorzolamide [FCTD] and a prostaglandin analogue [bimatoprost, latanoprost or travoprost]). Cost-effectiveness ratio was defined as direct cost (US dollars) for each percentage of intraocular pressure (IOP) reduction. Horizon was 5 years and perspective is from the public health care service in Brazil (SUS). Incremental cost-effectiveness ratio (ICER) was calculated. RESULTS: Direct cost for each percentage of IOP reduction in 5 years (cost-effectiveness ratio) was US$ 10.19 for NPDS; US$ 37.45 for the association of a FCTD and bimatoprost; US$ 39.33 for FCTD and travoprost; and US$ 41.42 for FCTD and latanoprost. NPDS demonstrated a better cost-effectiveness ratio, compared to maximum medical therapy. The ICER was negative for all medical treatment options; therefore NPDS was dominant. CONCLUSIONS: Despite some limitations, NPDS was both less costly and more effective than maximum medical therapy. From the Brazilian public health perspective, it was the most cost-effective treatment option when compared to maximum medical therapy (FCTD and prostaglandin).
Palavras-chave: Glaucoma/economia
Cirurgia filtrante/economia
Custos de cuidados de saúde
Análise de custo-efetividade
Glaucoma/economy
Filtering surgery/economy
Health care costs
Cost-effectiveness evaluation
CNPq: -
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492012000100002
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8371
Data do documento: Jan-2012
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