Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8333
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influência da posição do objeto na frequência de alcances manuais em lactentes.pdf370.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Influência da posição do objeto na frequência de alcances manuais em lactentes com desenvolvimento típico
Título(s) alternativo(s): Influence of object position on the frequency of manual reaching in typically developing infants
Autor(es): Frônio, Jaqueline da Silva
Silva, Luciana Matta de Andrade e
Gonçalves, Rodrigo Jardim
Chagas, Paula Silva de Carvalho
Ribeiro, Luiz Cláudio
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a frequência de alcances no período de três a cinco meses de idade e se há influência da posição de apresentação do objeto. Treze lactentes com desenvolvimento típico foram avaliados aos três, quatro e cinco meses, em supino, sendo o objeto apresentado na linha média e nas linhas axilares direita e esquerda. O procedimento foi filmado e analisado para registro do número de alcances realizados nas posições de apresentação. Para análise foram utilizados os testes de Friedman e Wilcoxon, considerando o nível de significância α=0,05. As frequências médias de alcances aumentaram até o quinto mês, sendo encontrada diferença significativa entre o terceiro e o quinto (p=0,011) e entre o quarto e o quinto meses (p=0,008). O número de alcances na linha média aumentou significativamente do terceiro para o quinto (p=0,011) e do quarto para o quinto mês (p=0,025), e houve tendência de diferenciação (0,1>p>0,05) entre o terceiro e o quarto mês (p=0,058). Aos três meses, encontrou-se tendência de diferenciação (p=0,066) entre a frequência de alcances nas linhas axilar (D ou E) e média. Aos quatro e cinco meses, não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre as posições. Concluiu-se que a frequência de alcances aumenta significativamente de três a cinco meses e a posição de apresentação do objeto parece influenciá-la na fase inicial de aquisição desta habilidade.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the frequency of reaching in the period of three to five months of age and if the object presentation position has an influence on it. Thirteen typically developing infants were assessed at three, four, and five months of age. The frequency of reaching was evaluated with the infants in the supine position, with the object presented at midline, right, and left axillary lines. The procedure was shot and further analyzed to determine all reaching numbers at the presentation positions. For analysis, the Friedman and Wilcoxon's tests were used, considering a 5% significance level. The mean reaching frequencies increased at the fifth month, with a statistically significant difference being found between the third and fifth (p=0.011) and between the fourth and fifth months (p=0.008). The amount of reaching at midline also significantly increased between the third and the fifth (p=0.011), the fourth and the fifth months (p=0,025), and a trend towards differentiation was identified between the third and fourth months (p=0,058). At three months, reaching frequency showed a trend towards differentiation (p=0.066) between the axillary line (right or left) and at midline. No significant differences between the positions were identified at the fourth and fifth months. In conclusion, the frequency of reaching increases significantly from three to five months, and the object presentation position seems to influence the initial stage of acquisition of this skill.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Lactente
Desempenho psicomotor
Child development
Infant
Psychomotor performance
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502011000200007
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8333
Data do documento: Jun-2011
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.