https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8281
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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karineteixeiragomes.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Arte e filosofia como formadoras de subjetividades na escola |
Autor(es): | Gomes, Karine Teixeira |
Orientador: | Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do |
Miembros Examinadores: | Richter, Sandra Regina |
Miembros Examinadores: | Pinto, Tarcísio Jorge Santos |
Resumo: | Esta dissertação investiga de que maneira a Arte e a Filosofia podem ocupar a escola, não apenas como disciplinas e conteúdos obrigatórios a serem cumpridos, mas como potentes processos formativos, educativos e constitutivos de subjetividades. A questão que desencadeia esta pesquisa é pensar como a subjetividade é formada no espaço escolar através de uma eleita forma de educar e quais possibilidades de agir emergem quando esta educação é atravessada pela arte e pela filosofia. Nosso objetivo principal é compreender de que forma as duas áreas podem instigar experiências que enriqueçam o aprendizado, principalmente quando vivenciadas nas séries iniciais da Educação Básica. Nosso objetivo secundário é investigar possíveis oportunidades de conciliar as demandas e práticas próprias da instituição escolar, com os processos de formação e subjetividade. A problematização aqui exposta se dá inicialmente nas séries inicias da Educação Básica, desdobrando-se e avançando, no decorrer da pesquisa pelas séries do segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por rigor metodológico, a pesquisa é essencialmente bibliográfica e qualitativa, onde discutimos epistemologicamente a filosofia da educação, através do pragmatismo encontrado na obra de John Dewey, a filosofia para e com crianças, através das obras de Matthew Lipman e de Walter Kohan, os modos de constituição de sujeitos, encontrados no pós-estruturalismo e enfaticamente na obra de Michel Foucault, entre outros autores que discutem a Filosofia e a Arte como formas de existências e estéticas de vida, como Friederich Nietzsche e Jorge Larrosa. Observou-se que mesmo diante das contradições e percalços presentes na Educação Básica para trabalhar e vivenciar Arte e Filosofia, as mesmas contribuem categoricamente na formação de subjetividades questionadoras, críticas e sensíveis diante do mundo, o que justifica e endossa, mesmo com as contradições trazidas pelas duas áreas, a relevância e presença das mesmas na educação e na formação de indivíduos mais criativos, questionadores e livres. |
Resumen : | This dissertation explores how Art and Philosophy can incorporate school, not only as school subjects and mandatory contents to be fulfilled, but as powerful shaping, educational and constitutive of subjectivity processes. The question that triggers this research is to think which subjectivities are formed in school space through an elected way of education, and which possibilities of acting emerge when this education is crossed by art and philosophy. . Our main objective is to understand how the two areas can instigate experiences that enrich learning, especially when experienced in the initial series of Basic Education. Our secondary objective is to investigate possible opportunities to reconcile the demands and practices of the school institution with the processes of formation and subjectivity. The problematization presented here is given initially in the initial series of Basic Education, unfolding and advancing in the course of the research by the series of the second segment of Elementary and Secondary Education. By methodological rigor, research is essentially bibliographical and qualitative, where we discuss epistemologically the philosophy of education, through the pragmatism found in John Dewey's work, philosophy for and with children, through the works of Matthew Lipman and Walter Kohan, modes of constitution of subjects found in poststructuralism and emphatically in the work of Michel Foucault, among other authors who discuss Philosophy and Art as forms of existences and aesthetics of life, such as Friederich Nietzsche and Jorge Larrosa. It was observed that even in the face of the contradictions and mishaps present in Basic Education to work and experience Art and Philosophy, they contribute categorically to the formation of questioning, critical and sensitive subjectivities before the world, which justifies and endorses, even with the contradictions brought for the two areas, their relevance in the education and formation of more creative, questioning and free individuals. |
Palabras clave : | Arte Filosofia Educação Subjetividade Art Philosophy Education Subjectivity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8281 |
Fecha de publicación : | 28-sep-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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