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Type: Dissertação
Title: Formação continuada para professores de ensino médio no estado de Rondônia: realidade e perspectivas
Author: Abraão, Flavio Antonio Rodrigues
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Referee Member: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado discute a importância da política de formação continuada destinada aos professores estaduais em Rondônia do ensino médio, tendo como base duas escolas estaduais da cidade de Porto Velho. Além disso, propõe-se, neste trabalho, uma reflexão sobre a prática docente nesses estabelecimentos de ensino e suscita-se o debate a respeito dos modelos de formação implementados nesse período, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia. Os objetivos para este estudo são pautados na análise de como as ações de formação continuada para professores são desenvolvidas no âmbito da SEDUC/RO, assim como na compreensão de que maneira essas ações são percebidas pelos profissionais que atuam em escolas. Por fim, são propostas ações de formação continuada para profissionais do ensino médio por meio de um plano de ação educacional que considere a escola como centro da atividade formadora, admitindo que essas ações possam melhorar a qualidade e os índices educacionais nesse nível de ensino, ao mesmo tempo em que valorizam a carreira docente em Rondônia. Assumimos como hipótese que não há uma política efetiva direcionada à formação continuada de professores, que possibilite a esses profissionais uma conexão entre teoria e pratica cotidiana. A técnica utilizada na metodologia consistiu em entrevistas coletivas e semiestruturadas, com diversos atores da educação como professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, gestores da SEDUC/RO e coordenadores do PACTO. Fundamenta-se a análise dos dados no estudo de autores relevantes na área educacional, como Bernardete Gatti (2008), Isabel Alarcão (2003), Philippe Perrenoud (2002), Maurice Tardif (2000; 2014), António Nóvoa (1991; 1992; 1999; 2001), Francisco Imbernón (2010), Paulo Freire (2001), Vera Candau (1995), dentre outros que realizam pesquisas no campo da formação docente. Após a coleta de dados e análise dos dados, identificamos que é necessário repensar as técnicas de formação empregadas pela SEDUC/RO, e há de se considerar, também, a imperatividade de uma ação conjunta entre os diversos entes envolvidos, no sentido de munir meios aos profissionais para um permanente aperfeiçoamento, promovendo o encontro de várias concepções de aprendizagem, visto que a formação continuada de professores pode contribuir para o aperfeiçoamento em serviço desses docentes.No final do trabalho, apresentamos um Plano de Ação Educacional que envolve a elaboração de uma proposta de intervenção a ser implementada pela SEDUC/RO, com a intenção depropor ações exequíveis para a formação continuada de professores de ensino médio no estado. As atividades foram delineadas a partir da necessidade de se instituir uma política nesse campo em nível estadual, utilizando a escola como lócus da atividade formadora.
Abstract: The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case presented discusses the importance of the policy of continuing education for state teachers in Rondônia of high school, based on two state schools in the city of Porto Velho. In addition, it is proposed, in this work, a reflection on the teaching practice in these educational establishments and the debate about the training models implemented during this period, within the scope of the State Department of Education of Rondônia. The objectives for this study are based on the analysis of how the actions of continuing education for teachers are developed within SEDUC / RO, as well as understand how these actions are perceived by professionals working in schools, continuing education for high school professionals through an educational action plan, which considers the school as the center of the training activity, admitting that these actions can improve the quality and educational indices at this level of education while at the same time enhancing the career teacher in Rondônia. We assume as hypothesis that there is no effective policy directed at the continued formation of teachers, which allows these professionals a connection between theory and daily practice. The technique used in the methodology consisted of collective and semi-structured interviews, aiming to translate with confidence the peculiarities of the research actors, revealing concepts and opinions from different sectors of education as teachers, pedagogical coordinators, school directors, SEDUC / RO managers and (2005), Isabel Alarcão (2003), Philippe Perrenoud (2002), Maurice Tardif (2000, 2014), and the authors of this paper, in order to translate the findings of the analysis with trustworthiness, , António Nóvoa (1991, 1992, 1999, 2001), Francisco Imbernón (2010), Paulo Freire (2001) and Vera Candau (1995) among others conducting research in the field of teacher education. It is worth emphasizing in the work the production of an Educational Action Plan that involves the elaboration of a proposal of intervention to be implemented by SEDUC / RO, tending to soften the absence of feasible proposals for the continuing education of high school teachers in the state. The activities were outlined based on the need to institute a policy in this field at the state level, using the school as the locus of the training activity for a permanent improvement in its pedagogical activities.
Keywords: Professores
Ensino médio
Formação continuada
Teachers
High school
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8264
Issue Date: 19-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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