https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8251
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
leonardodiasfernandessimoes.pdf | 858.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O impacto da infraestrutura logística sobre o comércio internacional no ano de 2015 |
Autor(es): | Simões, Leonardo Dias Fernandes |
Primeiro Orientador: | Corrêa, Carolina Rodrigues |
Membro da banca: | Bittencourt, Geraldo Moreira |
Membro da banca: | Lima Junior, Luiz Antônio de |
Resumo: | O comércio internacional tem se intensificado a cada ano devido às facilidades e inovações tecnológicas que permitem esse avanço. Dentre essas inovações, o transporte de mercadorias é um fator primordial, uma vez que representa uma boa parcela dos custos finais de uma mercadoria. Nesse sentido, a infraestrutura de transportes impacta diretamente os custos e consequentemente, a competitividade de um país em exportar seus produtos. O trabalho procurou mostrar a situação do Brasil em termos de infraestrutura, comparando-o com outros países, além de realizar uma estimativa através do modelo de gravidade, a fim de captar o impacto que a infraestrutura gera sobre a exportação dos países, utilizando dados do ano de 2015 e uma amostra de 138 países. Os resultados mostraram que a infraestrutura geral do país (que engloba acesso à energia elétrica, água tratada, rede de telefonia móvel e infraestrutura logística), afeta negativamente as exportações. Isso pode estar ligado ao fato da infraestrutura geral de um país englobar vários aspectos que facilitam o comércio interno do país, desviando suas exportações. Já para as variáveis de infraestrutura logística (que engloba infraestrutura rodoviária, ferroviária e aeroportuária), o modelo mostrou indícios de que estas afetam positivamente as exportações, salientando-se assim, a importância do Brasil investir e melhorar sua cadeia de infraestrutura logística a fim de ampliar sua inserção no mercado internacional. |
Abstract: | Year after year, the international trade have been intensifying due to the facilities and innovations that allow his grow. Among these innovations, the transport of goods is a prime factor, since it represents a significant share of the final costs of a good. Therefore, transport infrastructure impacts costs and consequently, the country competitiveness for exporting its products. The work sought to show the Brazilian situation in terms of infrastructure, comparing it with other countries, and estimates a gravity model in order to capture the impact that the infrastructure causes on the countries’ exports. The data used was from the year of 2015 and a sample of 138 countries. The results showed that the country's general infrastructure (which includes access to electricity, treated water, mobile telephone network and logistics infrastructure), affects exports negatively. This may be related to the fact that the country's general infrastructure has several aspects that facilitate the country's internal trade, diverting its exports. As for the variables of logistics infrastructure (which encompasses road, rail, airport and port infrastructure), the model showed signs that that these variables affect exports positively, evincing the importance of brazilian government in improves his investment in logistics infrastructure chain in order to expand its insertion in the international market. |
Palavras-chave: | Infraestrutura Logística Comércio Internacional Modelo de Gravidade Logistics Infrastructure International Trade Gravity Model |
CNPq: | Economia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla da Instituição: | UFJF/GV |
Departamento: | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8251 |
Data do documento: | 5-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas - Campus GV |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons