Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8241
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexmachadoleite.pdf13.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Produção e implementação de um simulador financeiro como aporte a tarefas destinadas ao ensino de educação financeira escolar
Autor(es): Leite, Alex Machado
Primeiro Orientador: Scortegagna, Liamara
Membro da banca: Frant, Janete Bolite
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: A presente pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática teve como objetivo produzir um Simulador Financeiro para ser utilizado como aporte tecnológico ao ensino de Educação Financeira Escolar. A trajetória evolutiva deste simulador, apresentado como produto educacional deste trabalho, se deu a partir de estratégias de prototipagem e metodologia de teste de software, culminando na produção de um simulador financeiro a partir de uma linguagem de programação. Com o intuito de avaliar as potencialidades deste simulador, realizamos a implementação do mesmo em campo, com a finalidade de analisar a produção de significados de um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio, de uma escola pública de Minas Gerais, quando os mesmos se propõem a utilizar essa tecnologia. Neste sentido, com o objetivo de disparar a utilização desse simulador, optamos por desenvolver um conjunto de tarefas de educação financeira, assumindo as concepções para a construção das mesmas propostas por Campos (2012). Estas também foram construídas objetivando disparar discussões a respeito do tema “a relação entre dinheiro e tempo”, o qual se encontra sugerido na proposta curricular de Educação Financeira Escolar, produzida por Silva e Powell (2013). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de investigação e se encontra amparada por Bogdan e Biklen (2013) e orientada pela metodologia do Design Experiment, a qual apresenta tanto um caráter pragmático, quanto teórico, e ainda, é interativa e iterativa. A leitura da produção de significados dos participantes de pesquisa foi realizada a partir das referências teóricas do Modelo dos Campos Semânticos, proposto por Romulo Campos Lins.
Abstract: The present search in Financial Education and Mathematics Education has as objective to elaborate a Financial Simulator to used as technological support to the Financial Education. As result of the trajectory of this project, presented as an Education product of this work was substantiated on prototyping strategies and software testing methodology, as result in the production of a Financial Simulator from a programming language . As intention to evaluate the potential of this Simulator, was done the implementation of this product in the field, with the purpose of amazing the production of meanings of a group of students of the 1st year of high school in a public school in Minas Gerais, When they propose to use this technology. In this sense we chose to develop a set of tasks for Financial education , assuming the conceptions for the construction of the same proposals by Campos (2012). These were also constructed with the objective in discussions about the theme "the relation between money and time", which was suggested in the curriculum proposal of School Financial Education produced by Silva and Powell (2013). The search has a qualitative approach of investigation and is supported by Bogdan and Biklen (2013) and oriented by the ethodology of Design Experiment, which has both a pragmatic and theoretical character and all iterative. The reading of the production of meanings of research participants is done from the theoretical references of the Model of Semantic Fields, proposed by Romulo Campos Lins.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação financeira escolar
Tecnologias
Simuladores financeiros
Mathematical education
School financial education
Technologies
Simulators financial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8241
Data do documento: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.