Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8226
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gabriellaramosdemoura.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A comunicação como incentivadora da política de ações afirmativas no Campus Avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares
Author: Moura, Gabriella Ramos de
First Advisor: Oliveira, Julvan Moreira de
Referee Member: Oliveira, Rita de Cássia
Referee Member: Oliveira, Cristiane Elvira de Assis
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute de que forma o trabalho realizado pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos (CCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) pode incentivar a política de ações afirmativas no campus avançado. Os objetivos definidos para este estudo foram a compreensão da atual situação de apoio institucional às ações de grupos específicos e o levantamento de quais projetos poderiam ser implementados a fim de que as atividades sejam melhor divulgadas no campus avançado e para que haja maior representatividade na Instituição a partir do trabalho de Comunicação. Como embasamento deste trabalho, foram analisadas as campanhas e os materiais de comunicação produzidos pelo setor de Imagem Institucional do campus sede, em Juiz de Fora, a fim de que se possa pontuar, estabelecer e aplicar ações a serem desenvolvidas no campus avançado. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, a partir dos instrumentos de entrevistas semiestruturadas junto aos atores que compõem nosso público-alvo de estudo, a saber: servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da Universidade. Foram entrevistados servidores do setor de CCE da UFJF-GV e integrantes da comunidade acadêmica da Universidade, abrangendo o campo docente, discente e técnico-administrativo. As questões abordaram a avaliação dos entrevistados acerca do atual posicionamento da UFJF-GV no que tange às ações afirmativas, os entraves para a adoção de políticas do gênero no campus avançado, as ações comunicacionais do campus sede sobre o tema, e ainda o apontamento de sugestões para o planejamento de atividades do setor de CCE. As conclusões advindas da pesquisa subsidiam as propostas que compõem um Plano de Ação Educacional, cujo objetivo é estabelecer diretrizes de ações a serem aplicadas na UFJF-GV, abrangendo atividades do setor de CCE, tais como campanhas realizadas e as ferramentas de comunicação utilizadas, bem como reuniões entre a equipe gestora e integrantes do campus sede para solucionar lacunas e propor ações integradas em favor da implantação de uma política de ações afirmativas no campus avançado de Governador Valadares.
Abstract: This present dissertation is developed within the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Eval-uation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discuss how the work realized by Comunication, Culture and Events (CCE) sector of the Fed-eral University of Juiz de Fora in Governador Valadares (UFJF-GV) can encourage the af-firmative action politic on the advanced campus. The objectives defined for this study were the understanding of the current situation of institutional support to the actions of specific groups and the survey of which projects could be implemented so that the activities are better disseminated in the advanced campus and so that there is greater representation in the Institu-tion to communication work. As a basis for this work, the campaigns and communication ma-terials produced by the Institutional Image sector of the headquarters campus in Juiz de Fora were analyzed in order to be able to score, establish and apply actions to be developed in the advanced campus. We used as qualitative research methodology, from the instruments of semi-structured interviews with the actors that make up our target audience, namely: tech-nical-administrative servants, lecturers and students of the University. Servants from the CCE sector of UFJF-GV and members of the university's academic community were interviewed covering the teaching, student and technical-administrative fields. The questions addressed the interviewees assessment of the current positioning of the UFJF-GV regarding affirmative actions, the obstacles to the adoption of policies of the genre in the advanced campus, the communicative actions of the headquarters campus on the subject, as well as the suggestions for the planning of CCE sector activities. The conclusions of the research subsidize the pro-posals that comprise an Educational Action Plan, whose objective is to establish guidelines for actions to be applied in UFJF-GV, covering activities of the CCE sector, such as cam-paigns carried out and the communication tools used, as well as meetings between the man-agement team and members of the headquarters campus to solve gaps and propose integrated actions in favor of the implementation of an affirmative action policy in the advanced campus of Governador Valadares.
Keywords: Ações afirmativas
Comunicação
Comunicação comunitária
Comunicação institucional
Política afirmativa
Affirmative actions
Communication
Community communication
Institutional communication
Affirmative policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8226
Issue Date: 26-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.