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dc.creatorJusti, Francis Ricardo dos Reis-
dc.creatorRoazzi, Antonio-
dc.creatorJusti, Cláudia Nascimento Guaraldo-
dc.date.accessioned2018-11-29T10:20:12Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2018-11-29T10:20:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage524pt_BR
dc.citation.epage533pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000300012pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8102-
dc.description.abstractTwo experiments were carried out to investigate the orthographic neighborhood density (N) and neighborhood frequency effects (NF) in reading aloud tasks. The experimental stimuli consisted of 64 words corresponding to a 2x2 factorial manipulation of N and NF. In the first experiment, during a Go/NoGo reading aloud task, an inhibitory NF effect was observed when the words had a high number of neighbors. In the second experiment, a reading aloud task in which the subjects had to pronounce words and pseudowords mixed in the same session, a facilitative N effect was observed. N and NF effects were attributed to different task demands on the process of lexical access.pt_BR
dc.description.resumoDois experimentos foram realizados visando investigar o efeito do número de vizinhos ortográficos (N) e do número de vizinhos ortográficos de maior frequência de ocorrência (NF) em tarefas de leitura em voz alta (TLVA). Os estímulos experimentais consistiram em 64 palavras correspondentes a uma manipulação fatorial 2 x 2 de N e NF. No primeiro experimento, uma TLVA do tipo Go/NoGo, observou-se um efeito inibidor de NF quando as palavras tinham muitos vizinhos ortográficos. No segundo experimento, uma TLVA na qual tanto as palavras quantos as pseudopalavras deviam ser pronunciadas em uma mesma sessão, observou-se um efeito facilitador de N. Os efeitos de N e NF foram atribuídos a diferenças de ênfase entre as tarefas no processo de acesso lexical.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReconhecimento visual de palavraspt_BR
dc.subjectVizinhança ortográficapt_BR
dc.subjectAcesso lexicalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectVisual word recognitionpt_BR
dc.subjectOrthographic neighborhoodpt_BR
dc.subjectLexical accesspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleLeitura em voz alta e vizinhança ortográfica: acesso lexical e processamento estratégicopt_BR
dc.title.alternativeReading aloud tasks and orthographic neighborhood: lexical access and strategic processingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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