Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8043
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema de referência e de contrarreferência na rede de atenção aos usuários.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sistema de referência e de contrarreferência na rede de atenção aos usuários de drogas: contribuições da análise de redes sociais
Título(s) alternativo(s): Referral and counter-referral system in the care network for drug users: contributions from social network analysis
Autor(es): Costa, Pedro Henrique Antunes da
Martins, Leonardo Fernandes
Medeiros, Amata Xavier
Salgado, Juliana Andrade
Silva, Wanderson Maurício Duarte
Ronzani, Telmo Mota
Colugnati, Fernando Antonio Basile
Resumo: O presente artigo analisou o sistema de referência e de contrarreferência de uma rede de atenção aos usuários de drogas a partir da Análise de Redes Sociais (ARS). Trata-se de uma pesquisa de corte transversal realizada no município de Juiz de Fora, em Minas Gerais, com profissionais dos serviços de tratamento aos usuários de drogas. Os dados foram coletados por meio de questionário sobre as relações de referenciamento e de contrarreferenciamento de usuários entre os serviços da rede. Para a análise dos dados a partir da ARS, utilizou-se o software Gephi, extraindo as seguintes métricas: centralidade de grau e centralidade de intermediação. Os resultados indicaram uma maior prevalência de referenciamento em detrimento da contrarreferência, com uma centralização nos serviços especializados, de média e alta complexidade, e nos de urgência/emergência. Espera-se demonstrar as potencialidades da ARS na compreensão de redes organizacionais e influenciar a realização de novas pesquisas que visem compreender as diferentes realidades assistenciais aos usuários de drogas no contexto nacional e internacional.
Abstract: This paper analyzed the reference and counter-referral system of a care network for drug users, from Social Network Analysis (SNA). It is a cross-sectional survey conducted in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, with professionals from the drug users’ treatment services. Data was collected through a questionnaire that measured referral and counter-referral relations of drug users between network services. Data from SNA was analyzed using the Gephi software, extracting the following metrics: Degree Centrality and Intermediation Centrality. Results indicated a higher prevalence of referencing rather than counter-referral, with a centralization in specialized, medium and high complexity, and emergency services. It is expected to demonstrate the potential of SNA in the understanding of organizational networks and influence new research that aims to comprehend different care realities for drug users in national and international context.
Palavras-chave: Rede social
Atenção à saúde
Assistência à saúde
Referência e consulta
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Social networking
Health care (public health)
Delivery of health care
Referral and consultation
Substance-related disorders
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500030129
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8043
Data do documento: Jul-2015
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.