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Clase: Dissertação
Título : Registros e avaliação na educação infantil: entrecruzando olhares para qualificar as práticas
Autor(es): Amaral, Maria Cristina Fontes
Orientador: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Miembros Examinadores: Corsino, Patrícia
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender, a partir dos significados atribuídos por professores, familiares e crianças aos registros pedagógicos produzidos em uma instituição de educação infantil, como esses registros podem se configurar como elementos para subsidiar a avaliação das práticas e do desenvolvimento infantil nesta etapa da educação básica. Desse objetivo central, decorrem outras questões: (i) como os professores da educação infantil estão registrando e documentando o cotidiano das crianças nas instituições? (ii) Em quais momentos e com quais finalidades professores, familiares e crianças produzem ou consultam tais registros? (iii) Quais os significados atribuídos por esses diferentes atores às práticas de registro? (iv) De que modo esses registros podem contribuir para a formação de adultos e crianças? Busca-se compreender essas questões a partir dos aportes teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, para a qual a historicidade dos fenômenos é tomada como categoria central. Consideramos que os registros materializados, por meio de múltiplas linguagens, medeiam a interação entre sujeito-objeto em determinado contexto histórico e cultural. Nessas práticas de linguagem, estão em jogo a produção de significados e, consequentemente, a constituição das subjetividades, pois não se trata apenas de formas pelas quais dizemos dos sujeitos, mas configuram-se também como instrumentos pelos quais os próprios sujeitos dizem sobre si mesmos e sobre o mundo. Como procedimento metodológico, foi realizado um estudo de caso no qual foi investigada uma pré-escola do município de Juiz de Fora que vem incorporando ao seu projeto pedagógico variadas formas de registro das práticas a fim de qualificar o trabalho desenvolvido. A investigação pautou-se nas relações estabelecidas entre registros e avaliação nos documentos oficiais que normatizam as práticas nesta etapa da educação básica (BRASIL, 1998; 1999; 2009) e, ainda, na concepção de avaliação enquanto “processo de documentação, interpretação e memória das aprendizagens realizadas na instituição” (SE, 2010). Para a produção dos materiais de campo, foram utilizadas as observações participantes e as entrevistas individuais e coletivas. As observações e interlocuções com os sujeitos, ao longo da realização desta pesquisa apontam que se faz necessário intensificar as reflexões acerca da avaliação como processo de documentação e produção de significados envolvendo outros interlocutores nessa prática, tornando essa ação mais humana e dialógica.
Resumen : This research aims to understand, from the meanings assigned by teachers, family and children to pedagogical registration produced in an early childhood institution, how these registers may be configured as elements to support the evaluation of practices and child development at this stage of basic education. From this central purpose other questions arise: (i) how teachers of early childhood education are registering and documenting the daily lives of children in institutions? (ii) At what times, and with what purposes, teachers, families and children produce or consult those registers? (iii) What are the meanings attributed by these different characters to registration practices? (iv) How these registers can contribute to the education of adults and children? The main goal is to understand these questions from the theoretical-methodological basis of historical-cultural psychology, to which the historicity of phenomenon is taken as central category. We considered that the registration, materialized through multiples languages, mediate subject-object interaction in a specific historic and cultural context. In those practices of language, the production of meanings and, consequently, the construction of subjectivities are at stake, because it is not only about the ways with which we refer to individuals, but also the instruments with which the individuals refer about themselves and about the world. As methodological process, a case research was developed focused in an early childhood school of city of Juiz de Fora, in Brazilian state of Minas Gerais, that adopted in its pedagogical project several forms of register to evaluate the work developed. The investigation was based on the relationship established between registration and evaluation of official documents that regulate those practices in this basic education stage (BRASIL, 1998; 1999, 2009) and also in the design of evaluation as "process of documentation, interpretation and memory of studies undertaken in the institution" (SE, 2010). For field material creation, were used comments of participants, individual and collective interviews. The comments and interlocutions with individuals, developed along this research, show that it is necessary to intensify the studies on evaluation as process of documentation and production of meanings involving other interlocutor in this practice, aiming to become this action more human and dialogical.
Palabras clave : Educação Infantil
Significados
Professores
Familiares
Crianças
Early childhood education
Meanings
Teachers
Family
Children
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/794
Fecha de publicación : 28-mar-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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