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Clase: Artigo de Periódico
Título : O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos
Otros títulos : Football as a business: one financial comparison with other segments
Autor(es): Gasparetto, Thadeu Miranda
Resumo: O futebol é considerado um grande negócio desde o início do século passado. Apesar de diversos autores tentarem definir esta afirmação, o presente estudo demonstrou interesse em investigá-la através de outra perspectiva, objetivando comparar os grandes clubes esportivos com as principais empresas dos demais ramos empresariais, utilizando dados financeiros. Inicialmente, adotou-se como método a revisão bibliográfica em fontes secundárias, apresentando, posteriormente, etapas empírico-analíticas, ao realizar técnicas de coleta, tratamento e análise dos dados, com comparações entre os valores encontrados. Apesar deste esporte apresentar-se como um grande negócio devido aos valores de faturamento anual, ao utilizar como referência Brand Value (valor de marca), Market Value (valor de mercado) e receitas operacionais, essa investigação exibe como resultado a grande diferença econômica entre os clubes de futebol e as maiores empresas do Brasil e do mundo expondo, desta forma, a pequena parcela econômica que este esporte representa em relação às principais organizações mundiais.
Resumen : Football is considered a big business since the beginning of the last century. Although many authors try to define this statement, the present study demonstrated an interest in investigating it through another perspective, aiming to compare the largest sports clubs with leading companies in other business sectors using financial data. Initially, it was adopted as the method literature review of secondary sources. Subsequently, steps were conducted empirical-analytic techniques through collection, processing and analysis of data, with comparisons between the values found. Football presented itself as a big business because the values of revenues, but when compared to Brand Value, Market Value and Revenues with leading companies, the research showed that as a result the vast economic gap between the football clubs and largest companies in Brazil and the world, exposing thereby the economic small portion that represents this sport in relation to biggest organizations worldwide.
Palabras clave : Futebol
Receitas operacionais
Valor de marca
Valor de mercado
Football
Revenues
Brand value
Market value
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892013000400003
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7949
Fecha de publicación : dic-2013
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



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