https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7941
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tarefas aritméticas para o 6º ano do ensino fundamental.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Loth, Maria Helena Marques | - |
dc.creator | Silva, Amarildo Melchiades da | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T13:31:28Z | - |
dc.date.available | 2018-11-05 | - |
dc.date.available | 2018-11-06T13:31:28Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.citation.volume | 27 | pt_BR |
dc.citation.issue | 46 | pt_BR |
dc.citation.spage | 451 | pt_BR |
dc.citation.epage | 465 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7941 | - |
dc.description.abstract | In this article, we discuss educational material developed by the graduate program in mathematics education of the Federal University of Juiz de Fora. The purpose of the work was to develop tasks whose main feature was problem situations that stimulate the meaning production of students in the classroom. The mathematical structure underlying the situation-problem involved the addition and subtraction of natural numbers. The process of developing the educational material focused on the production of a set of tasks to be used in 6th grade math classes and that could serve as a prototype for the development of new tasks by the teacher. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo apresentamos e discutimos o produto educacional desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. O propósito do trabalho foi desenvolver tarefas que tivessem como característica principal constituírem-se em situações-problema que estimulassem a produção de significados de estudantes em sala de aula. A estrutura matemática subjacente à situaçãoproblema envolveu as operações de adição e subtração de números naturais. O processo de elaboração desse produto teve como foco a produção de um conjunto de tarefas para serem utilizadas em salas de aula de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental e que pudessem servir de protótipo para a elaboração de novas tarefas pelo professor. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bolema: Boletim de Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação aritmética | pt_BR |
dc.subject | Produção de significados | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Problemas aritméticos | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Arithmetic education | pt_BR |
dc.subject | Meaning production | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Arithmetic problems | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Tarefas aritméticas para o 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.