Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7926
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karolinaaparecidacastilhofardim.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Quantificação de artefatos metálicos produzidos por implantes dentários em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico obtidas com diferentes protocolos de aquisição
Título(s) alternativo(s): Quantification of metallic artifacts produced by dental implants in cbct images obtained using different acquisition protocols
Autor(es): Fardim, Karolina Aparecida Castilho
Primeiro Orientador: Devito, Karina Lopes
Membro da banca: Verner, Francielle Silvestre
Membro da banca: Lopes, Sérgio Lúcio Pereira de Castro
Resumo: O objetivo do trabalho foi quantificar, em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) obtidas com diferentes protocolos, os artefatos metálicos produzidos por implantes de titânio instalados em diferentes regiões da mandíbula. Os implantes foram instalados em quatro diferentes regiões (incisivo, canino, pré-molar e molar) de um phamtom e submetidos a exames de TCFC com variação da posição do objeto no interior do FOV (central, anterior, posterior, direita e esquerda), variação do FOV (6 x 13 e 12 x 13 cm) e do tamanho do voxel (0,25 e 0,30 mm). Um corte axial da região cervical de cada implante foi selecionado para quantificação. Os testes de Kruskal-Wallis e Student-Newman-Keuls foram utilizados para comparação das regiões dos dentes e entre as diferentes posições do phantom dentro do FOV. O teste de Wilcoxom foi utilizado para comparar a variação de tamanho do FOV e voxel. O teste ANOVA fatorial para avaliar a interação entre as variáveis do estudo. A região de incisivo apresentou a maior quantidade de artefatos, em comparação as outras regiões (p=0,0315). Não houve diferença significativa na variação da posição do phantom dentro do FOV (p=0,7418). O FOV menor produziu mais artefatos (p<0,0001). Ao comparar as imagens produzidas com diferentes resoluções, o menor voxel produziu mais artefatos (p<0,0001). Os artefatos metálicos sofrem influência do tamanho do FOV e do voxel, além da região anatômica. A variação da localização do phantom no interior do FOV não alterou a quantidade de artefatos.
Abstract: O objetivo do trabalho foi quantificar, em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) obtidas com diferentes protocolos, os artefatos metálicos produzidos por implantes de titânio instalados em diferentes regiões da mandíbula. Os implantes foram instalados em quatro diferentes regiões (incisivo, canino, pré-molar e molar) de um phamtom e submetidos a exames de TCFC com variação da posição do objeto no interior do FOV (central, anterior, posterior, direita e esquerda), variação do FOV (6 x 13 e 12 x 13 cm) e do tamanho do voxel (0,25 e 0,30 mm). Um corte axial da região cervical de cada implante foi selecionado para quantificação. Os testes de Kruskal-Wallis e Student-Newman-Keuls foram utilizados para comparação das regiões dos dentes e entre as diferentes posições do phantom dentro do FOV. O teste de Wilcoxom foi utilizado para comparar a variação de tamanho do FOV e voxel. O teste ANOVA fatorial para avaliar a interação entre as variáveis do estudo. A região de incisivo apresentou a maior quantidade de artefatos, em comparação as outras regiões (p=0,0315). Não houve diferença significativa na variação da posição do phantom dentro do FOV (p=0,7418). O FOV menor produziu mais artefatos (p<0,0001). Ao comparar as imagens produzidas com diferentes resoluções, o menor voxel produziu mais artefatos (p<0,0001). Os artefatos metálicos sofrem influência do tamanho do FOV e do voxel, além da região anatômica. A variação da localização do phantom no interior do FOV não alterou a quantidade de artefatos.
Palavras-chave: Tomografia computadorizada de feixe cônico
Implante dentário
Artefato metálico
Posição
Voxel
Campo de visão
Cone beam computed tomography
Dental implant
Metal artifact
Position
Voxel
Field of view
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7926
Data do documento: 8-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Odontologia (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.