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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação financeira e a contribuição dos cursos de administração e ciências contábeis da UFJF para o processo de tomada de decisão financeira dos discentes
Author: Macedo, Mariana Lopes
First Advisor: Soares, Fabrício Pereira
Referee Member: Soares, Fabrício Pereira
Referee Member: Ramires, Elida Maia
Referee Member: Ferreira, Janayna Katyuscia Freire de Souza
Resumo: Devido a fatores como: estabilização do real, globalização, avanço tecnológico e acesso digital a informação, alterou-se o modo de consumo e elevou-se a complexidade dos serviços financeiros disponíveis. É através da Educação Financeira que se transmite conhecimentos para embasar as decisões de consumo, investimento e financiamento dos indivíduos, formando cidadãos críticos, conhecedores dos serviços financeiros disponíveis no mercado e aptos a administrar suas finanças pessoais, em busca do bem-estar pessoal e da sociedade. Cientes da necessidade de educar a população para atuar no meio financeiro, visando a alavancagem econômica do país e o bem-estar geral da sociedade, esta pesquisa tem como objetivo analisar se a formação acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora, contribui para o processo de tomada de decisões financeiras dos discentes no âmbito pessoal, analisar o perfil socioeconômico dos alunos, as principais fontes de conhecimento deles sobre educação financeira e o nível de entendimento sobre conceitos relacionados a educação financeira. Para isso, foram aplicados 313 questionários, nos alunos do 1o ao 8o período, contendo 34 questões sobre o perfil do respondente, conceito de finanças e decisões de consumo e investimento dos respondentes. Ao final, um teste de conhecimentos, com 12 questões de múltipla escolha. Comparou-se os resultados entre os alunos de diferentes períodos, perfil socioeconômico, sexo, idade, nível de conhecimento e atitude dos indivíduos com relação às decisões financeiras tomadas por eles. Tais resultados foram cruzados com as notas do teste de conhecimento. Constatou-se que os alunos, tem consciência da relevância de se obter educação financeira e existe demanda expressiva por esse tipo de ensino por parte dos discentes. Apesar de a maioria dos respondentes alegarem terem recebido educação financeira em aulas na universidade, há uma superficialidade com relação ao tema, de modo que a experiência prática e acesso a plataformas digitais, sejam mais relevantes e significativos para os alunos, como referência de aprendizado. Diante dos resultados alcançados, concluímos que os cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFJF não contribuem de forma relevante para elevar o nível de educação financeira dos discentes.
Abstract: Due to factors such as: stabilization of the real, globalization, technological advancement and digital access to information, the mode of consumption has changed and the complexity of available financial services has increased. It is through Financial Education that knowledge is transmitted to support the decisions of consumption, investment and financing of individuals, forming critical citizens, knowledgeable about the financial services available in the market and able to manage their personal finances, in search of personal well-being and society. Aware of the need to educate the population to work in the financial environment, aiming at the economic leverage of the country and the general well-being of society, this research aims to analyze if the academic training of the courses of Administration and Accounting Sciences of the Federal University of Juiz de Fora, contributes to the students' financial decision making process in the personal sphere, to analyze the socioeconomic profile of the students, their main sources of knowledge about financial education and the level of understanding about concepts related to financial education. For this purpose, 313 questionnaires were applied in students from the 1st to 8th period, containing 34 questions about the respondent's profile, finances concept, and consumer decisions and investment of the respondents. At the end, a knowledge test with 12 multiple choice questions. Results were compared among students from different periods, socioeconomic profile, gender, age, level of knowledge and attitude of individuals with regard to financial decisions made by them. These results were then matched to the knowledge test scores. It was found that students are aware of the relevance of obtaining financial education and there is expressive demand for this type of education by students. Although most respondents claim to have received financial education in classes at university, there is a superficiality with respect to the subject, so that practical experience and access to digital platforms are more relevant and meaningful to students as a learning reference. Given the results achieved, we conclude that the courses of Administration and Accounting Sciences of the UFJF do not contribute in a relevant way to raise the level of financial education of the students.
Keywords: Educação financeira
Perfil financeiro
Planejamento financeiro
Aprendizagem
Desenvolvimento econômico.
Financial education
Financial profile
Financial planning
Learning
Economic development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7913
Issue Date: 7-Dec-2017
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