Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/787
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leticiabotelhonatalino.pdf587.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Luiz Fernando de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735580H9pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Francinildo Nobre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786121T4pt_BR
dc.creatorNatalino, Letícia Botelho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759126Y1pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T13:30:28Z-
dc.date.available2016-02-18-
dc.date.available2016-02-26T13:30:28Z-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/787-
dc.description.abstractThis paper discusses the teaching of financial mathematics for students of adult education high school in order to contribute to the review of content such as powers , percentage and introducing concepts of logarithm and progressions , beyond the actual concepts involved in that content. From unplanned observation of the difficulties in resuming studies and lag some contents of the EJA students in rooms that the author was teaching was being built theme idea of the approach of this work , resulting in four proposed activities of problem situations related to daily life of many of these students , where the resumption of math concepts already learned and the introduction of new could be done in addition to implementation of activities . For both the proposed activities address everyday situations installment , financing, redemption of shares and use of savings , among others . Despite the lack of implementation of activities is intended to make it up to the students to have a supportive environment to understand the importance and breadth of content covered and learn to apply them in their day -to-day .pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o ensino da matemática financeira para alunos da EJA, educação de jovens e adultos, do ensino médio, visando contribuir com a revisão de conteúdos, como potências, porcentagem e introduzindo conceitos de logarítmo e progressões, além dos próprios conceitos envolvidos no referido conteúdo. A partir da observação não planejada, das dificuldades na retomada dos estudos e a defasagem de alguns conteúdos dos alunos da EJA, em salas que o autor lecionava foi sendo construída a ideia do tema da abordagem desse trabalho, resultando em quatro propostas de atividades de situações problemas relacionadas ao cotidiano de muitos desses alunos, onde a retomada de conceitos já aprendidos de matemática e a introdução de novos poderia ser feita concomitantemente a aplicação das atividades. Para tanto as propostas de atividades abordam situações cotidianas de parcelamento, financiamento, resgate de parcelas e uso da poupança, entre outras. Apesar da não aplicação das atividades pretende-se que ao se fazê-la os alunos tenham um ambiente propicio para compreender a importância e amplitude dos conteúdos abordados e aprender a aplica-los no seu dia-a-dia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectFinancial mathematicspt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEverydaypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMatemática financeira para o EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.