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Type: Dissertação
Title: Programa de Melhoria na Qualidade de Ensino - Excelência: uma análise da implementação da política em duas escolas estaduais do ensino médio na cidade de Cacoal, Rondônia
Author: May, Suzi Mara Ramires Gonçalves
First Advisor: Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima
Referee Member: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Lima, Maria de Fátima Magalhães de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a Implementação do Programa de Melhoria na Qualidade de Ensino – Excelência pela gestão escolar em duas escolas estaduais de Ensino Médio, na cidade de Cacoal, (RO). Os objetivos definidos para este estudo foram: i) descrever a elaboração, a implementação e os atores envolvidos no Programa de Melhoria na Qualidade de Ensino – Excelência; ii) analisar a gestão da implementação do Programa Excelência nas escolas de Ensino Médio de Cacoal; e iii) propor ações que possam contribuir, para a qualidade da implementação. No primeiro capítulo, apresentamos e descrevemos a estrutura do sistema educacional público de Rondônia, além da Política Pública Estadual, que busca a promoção da melhoria da qualidade do ensino. Como destaque, expomos a base legal, os aspectos operacionais e metodológicos do Programa Excelência, bem como os objetivos que norteiam a sua implantação, efetivação e os atores envolvidos. O segundo capítulo apresenta o referencial teórico, estruturado em dois eixos de análise: Implementação de Política Pública e Projeto Interdisciplinar. Estes eixos estão fundamentados a partir dos estudos sobre questões pertinentes ao tema, tais como: as características do estudo de caso (ANDRÉ, 1984); implementação de políticas públicas e o Estado burocrático (MAINARDES, 2006), (LOTTA, 2012) e (CONDÉ 2011 e 2012); conceito e definição de interdisciplinaridade (YARED, 2008), (JOSÉ, 2008), (FAZENDA, 2008); considerações sobre metodologia de projeto (HERNÁNDEZ E VENTURA, 1998); conceito de métodos globalizados (ZABALA, 2002); além de outros autores que se fizeram necessários. Assumimos como hipóteses que a implementação de políticas públicas educacionais, voltadas para a interdisciplinaridade, encontra problemas graves em sua execução, dada à falta de recursos e de planejamento, tanto em sua dimensão macro (no âmbito das Secretarias de Estado da Educação), quanto nos ambientes das unidades escolares. Assim, a fim de concretizar o estudo, utilizamos a metodologia da pesquisa estruturada como um estudo de caso, constituindo-se em um estudo de natureza qualitativa; com coleta de dados a partir da utilização de entrevistas estruturadas, com as quais intentamos recolher informações, junto às gestões escolares e os professores envolvidos, além de também haver a participação dos alunos, por meio de um grupo focal. Além da entrevista e do grupo focal, também coletamos dados a partir de material documental das escolas, como projetos elaborados, relatórios de ações e indicadores de avaliações (tanto internas, quanto externas). De posse das informações fundamentais para estruturação do estudo, o resultado final é a análise, a partir das falas e das percepções do processo de implementação, pelos burocratas de nível de rua (diretores, supervisores e professores), bem como o público alvo (alunos), enquanto dinâmica de interação entre usuários e os burocratas implementadores que, por meio de valores, crenças e ideais, transformam a política como foi concebida. A análise dos dados desta pesquisa subsidiou o Plano de Ação Educacional (PAE), que contém ações propositivas, visando fortalecer a atuação do envolvidos nas ações do Programa Excelência.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied discussed the implementation of the Program for Improvement in Teaching Quality - Excellence for school management in two high schools in the city of Cacoal, (RO). The objectives defined for this study were: i) to describe the elaboration, the implementation and the actors involved in the Program of Improvement in the Quality of Teaching - Excellence; ii) analyze the management of the implementation of the Excellence Program at Cacoal High School; and iii) propose actions that may contribute to the quality of implementation. In the first chapter, we present and describe the structure of the public educational system of Rondônia, as well as the State Public Policy, which seeks to promote the improvement of teaching quality. As a highlight, we outline the legal basis, operational and methodological aspects of the Excellence Program, as well as the objectives that guide its implementation, effectiveness and the actors involved. The second chapter presents the theoretical framework, structured in two axes of analysis: Public Policy Implementation and Interdisciplinary Project. These axes are based on the studies on issues pertinent to the theme, such as: the characteristics of the case study (ANDRÉ, 1984); implementation of public policies and the bureaucratic State (MAINARDES, 2006), (LOTTA, 2012) and (CONDÉ 2011 and 2012); concept and definition of interdisciplinarity (YARED, 2008), (JOSÉ, 2008), (FAZENDA, 2008); considerations about project methodology (HERNÁNDEZ and VENTURA, 1998); concept of globalized methods (ZABALA, 2002); in addition to other authors who became necessary. We assume as hypotheses that the implementation of educational public policies, focused on interdisciplinarity, finds serious problems in its execution, given the lack of resources and planning, both in its macro dimension (within the scope of State Secretariats of Education) and in environments of school units. Thus, in order to concretize the study, we use the structured research methodology as a case study, constituting a study of a qualitative nature; with data collection from the use of structured interviews, with which we try to collect information, together with the school management and the teachers involved, as well as the participation of the students, through a focus group. In addition to the interview and the focus group, we also collect data from school documents, such as elaborate projects, action reports and evaluation indicators (both internal and external). With the information essential for structuring the study, the final result is the analysis, from the speeches and perceptions of the implementation process, of the street level bureaucrats (directors, supervisors and teachers), as well as the target audience (students), as a dynamic of interaction between users and implementing bureaucrats who, through values, beliefs and ideals, transform politics as it was conceived. The analysis of the data of this research subsidized the Educational Action Plan (PAE), which contains propositional actions, aimed at strengthening the performance of those involved in the actions of the Excellence Program.
Keywords: Políticas públicas
Programa excelência
Metodologia de projetos
Interdisciplinaridade
Ensino médio
Cacoal (RO)
Public policies
Excellence Program
Project Methodology
Interdisciplinarity
High school
Cacoal (RO)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7878
Issue Date: 16-Jul-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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