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dc.contributor.advisor1Oliveira, Marcos Vinícius Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756060E5pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Enilce do Carmo Albergaria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799864J7pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Edimo de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550780A4pt_BR
dc.creatorGonçalves, Leonardo Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-16T13:33:49Z-
dc.date.available2018-10-10-
dc.date.available2018-10-16T13:33:49Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7874-
dc.description.abstractThe present dissertation intends to analyze the resistance project contained in Nós mtamos o Cão Tinhoso (1964), by the Mozambican writer Luís Bernardo Honwana, through the literary perspective. The author, in writing the seven narratives contained in this anthology, structures his criticism of colonialism in the 1960s, present in Mozambican territory. Due to the publication of this Mozambican work, the writer Ondjaki rescued the textuality of Honwana and produced the tale Nós choramos pelo Cão Tinhoso (2007), making a mention of the Mozambican tale. Thus, concepts such as resistance, mimicry, camouflage, memory and intertextuality will be pointed out in this work, in order to guide the literary analysis of the narratives involved in this research. Thus, as theoretical support, we will take as basis Alfredo Bosi, Frantz Fanon, Homi K. Bhabha, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin and Julia Kristeva, among others. We will try, without exhausting the texts, to demonstrate how these textualities present a dialogical inscription, whose objective is to criticize the colonial systematics and the sequels it unleashed.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação pretende analisar o projeto de resistência contido em Nós matamos o Cão Tinhoso (1964), do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana, por meio da perspectiva literária. O autor, ao escrever as sete narrativas contidas nessa antologia, estrutura sua crítica ao colonialismo na década de 1960, presente no território moçambicano. Em razão da publicação dessa obra moçambicana, o escritor Ondjaki resgatou a textualidade de Honwana e produziu o conto: Nós choramos pelo Cão Tinhoso (2007), fazendo uma menção ao conto moçambicano. Dessa forma, conceitos tais como o de resistência, de mímica, de camuflagem, de memória e de intertextualidade serão apontados neste trabalho, a fim de nortear a análise literária das narrativas envolvidas nesta pesquisa. Assim sendo, como suporte teórico, tomaremos por base Alfredo Bosi, Frantz Fanon, Homi K. Bhabha, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin e Julia Kristeva, entre outros. Procuraremos, sem esgotar os textos, demonstrar como essas textualidades apresentam uma inscrição dialógica, cujo objetivo é criticar a sistemática colonial e as sequelas por ela desencadeadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectMímicapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectShort storypt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectMimicrypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleResistência, intertextualidade e memória em “Nós matamos o Cão Tinhoso” de Luís Bernardo Honwana e “Nós choramos pelo Cão Tinhoso” de Ondjakipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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