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Tipo: Dissertação
Título: Os significados da rotina na creche: com a palavra coordenadora pedagógica, educadoras e pesquisadora
Autor(es): Abreu, Maritza Dessupoio de
Primeiro Orientador: Schapper, Ilka
Membro da banca: Liberali, Fernanda Coelho
Membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: Esta pesquisa, que se insere na linha de Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF – Minas Gerais, propõe-se investigar quais os significados construídos pela coordenadora pedagógica, educadoras e pesquisadora a respeito da rotina de uma creche pública do município de Juiz de Fora. Tendo por objetivo compreender e refletir sobre os significados da rotina nessa instituição, como eles são construídos e compartilhados, apresenta como aporte teórico as referências da teoria sócio-histórico-cultural, em especial, as contribuições de Vygotsky. O referencial metodológico é norteado pelos princípios da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2002, 2004, 2006, 2009), como um processo em que todos os sujeitos da pesquisa, em um movimento de colaboração, desenvolvimento e aprendizado, são responsáveis pela produção dos dados e do conhecimento. A análise é feita por meio da argumentação, tecida a partir de excertos de sessões reflexivas realizadas com as dez educadoras e a coordenadora pedagógica da instituição pesquisada. Assim, a discussão dos resultados está pautada na análise dos dados por meio das categorias argumentativas desenvolvidas com base em Perelman e Olbrechts- Tyteca (1970/2005), Liberali (2006, 2008, 2009) e Schapper (2010), com o levantamento dos tipos de argumentos, operadores argumentativos e dêiticos. No movimento da análise, foi possível perceber a consciência das profissionais da creche em refletir a respeito da rotina, tornando algumas mudanças possíveis. Os resultados, contudo, apontam ser necessário ainda repensar questões como: (1) a possibilidade de a divisão da rotina ser mais flexível; (2) a necessidade de considerar a criança como membro capaz de constituir ativamente a organização dos tempos e espaços junto com os demais profissionais dessa instituição.
Abstract: This research, which composes the Language,Knowledge and Teachers Training Line of Research of the Juiz de Fora Federal University Education Post Graduation Program, tries to investigate which are the meanings built by the pedagogical coordinator, educators and researcher regarding the routine at a day care center. It also aims to comprehend and reflect on the meanings of the routine at this institution, how they are built and shared. It presents as theoretical contribution the Social-historical-cultural theory references, and specially Vygotsky contributions. The methodological referential is guided by collaboration critical research principles (MAGALHÃES, 2002, 2004, 2006, 2009), as a process in which all the research players, through a collaborative, developing and learning movement, are responsible for the data and knowledge production. During the reflexive sessions, videos were broadcast and then transcripted and analyzed through argumentation. Afterwards,they were analyzed with the ten educators and the pedagogical coordinator of a day care center in this same municipality. The results discussion is based on data analysis through the argumentative categories developed from Perelman e Olbrechts-Tyteca (1970/2005), Liberali (2006, 2008, 2009) and Schapper (2010), by raising all the argumentative types, argumentative and deictic operators. Through this analysis, it was possible to notice the awareness of the day care center professionals by reflecting the routine and making some changes more likely to happen. However, it is still necessary to rethink about questions such as: routine division into flexible for moments with education emphasis, and though, when the emphais is on the caring; moreover, the child also needs to be considered as a member capable of actively make up the time and space organization together the other professionals of this institution.
Palavras-chave: Sentido e Significado
Rotina
Creche
Pesquisa Crítica de Colaboração
Sense and meaning
Routine
Day care center
Collaboration critical Research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/779
Data do documento: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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