Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7759
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danubiadecassiaribeiro.pdf471.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Precarização do trabalho docente: um estudo de caso na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Ribeiro, Danúbia de Cássia
Primeiro Orientador: Ésther, Angelo Brigato
Membro da banca: Monteiro, Lilian Alfaia
Membro da banca: Oliveira, Virgilio Cézar da Silva e
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como a precarização do trabalho docente é percebida pelos professores da FACC/UFJF e pela instituição. Para isso, foram definidos como objetivos específicos: a) identificar como o corpo docente percebe a precarização; b) identificar as consequências da precarização; c) identificar como o corpo docente lida com a precarização de seu trabalho; d) descrever os mecanismos institucionais da UFJF para lidar com a precarização. Este trabalho fundamentou-se em temas como: a história da universidade, as mudanças dos governos e seus impactos na universidade, o gerencialismo e o produtivismo, a precarização do trabalho, a intensificação do trabalho docente e os impactos a saúde do docente. Quanto à metodologia, esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu através da realização de entrevistas com roteiros semi-estruturados a instituição e a cinco professores da FACC/UFJF. Os resultados desta pesquisa indicam que a precarização do trabalho docente é percebida de diversas maneiras pelo corpo docente da FACC/UFJF. Alguns percebem esse processo de forma mais branda e outros sofrem com os impactos diretos à sua saúde. Entretanto, tratam deste processo em muitos casos de forma natural e inerente à atividade, dificultando a exposição, o debate e o enfrentamento desses problemas.
Abstract: -
Palavras-chave: Universidade
Precarização do trabalho
Intensificação do trabalho docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7759
Data do documento: 11-Jul-2018
Aparece nas coleções:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.