Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/771
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raphaeldeoliveirareis.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A leitura entre universitários leitores: o uso da leitura não técnica como estratégia de afirmação profissional e/ou social
Author: Reis, Raphael de Oliveira
First Advisor: Magrone, Eduardo
Referee Member: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Referee Member: Borges, Eliane de Medeiros
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa A Leitura entre Universitários Leitores: o uso da leitura não técnica como estratégia de afirmação profissional e/ou social. Teve como objetivo analisar como o leitor universitário, a partir de seu pertencimento de classe, faz uso da leitura não técnica uma estratégia de afirmação profissional e/ou social. Foi aplicado um questionário de caracterização dos sujeitos, no qual a partir de um indicador de classe, selecionamos sete graduandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a entrevista semiestruturada. Dessa forma, pudemos perceber como alunos pertencentes às classes sociais distintas fazem uso da leitura não técnica para se afirmarem profissionalmente e socialmente. As informações obtidas na pesquisa de campo foram analisadas e interpretadas a partir de dois sociólogos da educação, a saber: Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Por fim, a presente pesquisa permite concluir que, para os estudantes da classe popular entrevistados, a leitura não técnica lhes confere reconhecimento de igualdade em um espaço de distribuição desigual de capital cultural, escolar e econômico, enquanto que para os estudantes da classe média tradicional, lhes proporciona prestígio e distinção essencial nos campos nos quais interagem. Já para os estudantes da elite, é uma estratégia a mais que soma, não sendo fundamental para sua afirmação profissional e social.
Abstract: Este trabajo presenta los resultados de la investigación “La Lectura entre los Estudiantes Universitarios: el uso de la lectura no técnica como estrategia de afirmación profesional y/o social”. Tuvo como objetivo examinar como el estudiante universitario desde su pertenencia de clase, hace uso de la lectura no técnica una estrategia de afirmación profesional y/o social. Fue aplicada una encuesta de categorización del sujeto, en el cual a partir de un indicador de clase, elegimos siete estudiantes de la Universidad Federal de Juiz de Fora, para las encuestas semiestructuradas. Por lo tanto, podemos ver como los estudiantes que pertenecen a diferentes clases sociales hacen uso de la lectura no técnica para afirmarse profesional y socialmente. Las informaciones obtenidas en el estudio de campo fueron analizadas e interpretadas a partir de dos sociólogos de la educación: Pierre Bourdieu y Bernard Lahire. Por último, la investigación permite la siguiente conclusión: para los estudiantes encuestados en la clase popular, la lectura no técnica les da igual reconocimiento en el espacio de distribución desigual del capital cultural, escolar y económico, mientras que para los estudiantes de la clase media tradicional, les dan prestigio y distinción esencial en los campos en que interactúan. Ya los estudiantes de la elite, es una estrategia que suma a los conocimientos (capital cultural) que ya tienen, pero no es fundamental para su afirmación profesional y social.
Keywords: O leitor universitário
A Leitura entre universitários
Uso da leitura não técnica
El lector universitario
La lectura entre los universitarios
Uso de la lectura no técnica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/771
Issue Date: 6-May-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.