Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7691
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da capacidade preditiva da bioimpedância tetrapolar.pdf649.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação da capacidade preditiva da bioimpedância tetrapolar segmentada vertical na detecção do excesso de peso em adolescentes
Autor(es): Neves, Felipe Silva
Leandro, Danielle Aparecida Barbosa
Silva, Fabiana Almeida da
Pereira Netto, Michele
Oliveira, Renata Maria Souza
Cândido, Ana Paula Carlos
Resumo: Objetivo: Analisar a capacidade preditiva da bioimpedância tetrapolar segmentada vertical na detecção do excesso de peso em adolescentes com o uso da bioimpedância tetrapolar horizontal como referência. Métodos: Estudo transversal feito com 411 alunos de 10 a 14 anos, de ambos os sexos, matriculados em escolas públicas e privadas, selecionados por processo amostral aleatório simples e estratificados de acordo com sexo, idade e proporção em cada instituição. Foi feita avaliação antropométrica e analisada a composição corporal por meio das bioimpedâncias bipolar vertical, tetrapolar horizontal e tetrapolar segmentada vertical. Foram construídas as curvas ROC com base nos cálculos de sensibilidade/especificidade para cada ponto das diferentes medições possíveis de gordura corporal do equipamento em questão. Posteriormente, foram executados os seguintes testes estatíticos: t de Student, correlação de Pearson e qui-quadrado de McNemar. Para a interpretação das variáveis, usou-se o software SPSS 17.0. Resultados: A amostra foi composta por 53,7% meninas e 46,3% meninos. Do total, 20% e 12,5% exibiram, respectivamente, sobrepeso e obesidade. Os gráficos das medidas dos segmentos corporais refletiram-se em altos valores de sensibilidade e especificidade, além de elevadas áreas sob a curva ROC, que variaram de 0,83 a 0,95 para meninas e de 0,92 a 0,98 para meninos, o que sugere um desempenho levemente superior para o sexo masculino. O percentual de gordura total foi apontado como o critério mais eficiente do equipamento para a detecção do excesso de peso, enquanto a gordura segmentar do tronco apresentou-se como um indicador de precisão inferior. Conclusão: A aparelho comportou-se satisfatoriamente na predição do excesso de peso.
Abstract: -
Palavras-chave: Saúde do adolescente
Composição corporal
Impedância elétrica
Obesidade
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2015.01.006
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7691
Data do documento: Nov-2015
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.