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Tipo: Dissertação
Título: Censo escolar e o desafio frente às inconsistências de informações no sistema do Educacenso
Autor(es): Matos, Simone Pinheiro
Primeiro Orientador: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Membro da banca: Oliveira, Rita de Cassia
Membro da banca: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado, que discutiu como se dá o processo de inserção e monitoramento dos dados do Censo Escolar nas escolas na rede estadual de Cacoal – RO, busca minimizar as inconsistências no sistema Educacenso, tornando os dados mais próximos à realidade. Para isso, foi preciso acompanhar o processo de inserção de dados nas escolas. O objetivo geral foi analisar o preenchimento e o monitoramento do Educacenso a partir do relatório de alunos transferidos e não admitidos após (alunos que não foram inseridos na segunda etapa do Censo Escolar) em nenhuma modalidade no ano vigente na rede estadual de Cacoal (RO), propondo um Plano de Ação Educacional (PAE). O relatório apresenta alunos que pediram transferência e não foram inseridos no sistema Educacenso pela escola de destino, configurando-se, assim, que ficaram evadidos. O embasamento teórico desta pesquisa tem como principal suporte o Caderno de Estudos do Censo Escolar da Educação Básica e sistema Educacenso, ancorandose também em autores que abordam temas como direito de aprendizagens, cultura, organização e gestão escolar, políticas educacionais, sistemas educacionais e controle social. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa qualitativa, sendo usados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevistas e questionários aplicados aos atores direta e indiretamente ligados ao tema. A pesquisa foi relevante, pois os dados do Censo Escolar são utilizados como ferramenta de planejamento estratégico, responsável pelo banco de dados para formulação e implementação de políticas públicas, pelo repasse financeiro para as escolas e pela organização do sistema de avaliação nacional. Os resultados da pesquisa mostraram que o referido relatório não apresentava, de forma fidedigna, todos os alunos que ficaram fora da escola em 2016. Tal aspecto tem consequências graves no que se refere à proteção do direito educacional, uma vez que indica possível desconhecimento sobre dados da evasão escolar. A partir desses resultados, propõe-se um Plano de Ação Educacional com ações que buscam minimizar as inconsistências encontradas com a pesquisa. Como foi necessário realizar ações antes da conclusão da pesquisa, diante das peculiaridades do sistema Educacenso, foram apresentadas ações implementadas e a implementar. A pesquisa proporcionou debater temas voltados para o direito de aprendizagem e o papel dos atores dentro da escola, assim como a função de controle social e as ferramentas oferecidas por meio do Censo Escolar.
Abstract: The present dissertation was developed under the Professional Master's Program of the Postgraduate Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The studied management case, which discussed how the process of insertion and monitoring of School Census data in schools in the state network of Cacoal - RO, seeks to minimize the inconsistencies in the educational system, making the data closer to reality. For this, it was necessary to follow the data insertion process in schools. The general objective was to analyze the completion and monitoring of Educacenso from the report of students transferred and not admitted after (students who were not included in the second stage of the School Census) in any modality in the current year in the state network of Cacoal (RO) , proposing an Educational Action Plan (SAP). The report presents students who requested transfer and were not inserted in the Educacenso system by the destination school, thus configuring that they were evaded. The theoretical basis of this research has as main support the Caderno de Estudos do Censo Escolar de Educação Básica and Educacenso system, also anchoring itself in authors that deal with subjects such as learning rights, culture, school organization and management, educational policies, educational systems and social control. As methodology, the qualitative research was used, and the following instruments of data collection were used: documentary analysis, interviews and questionnaires applied to the actors directly and indirectly related to the theme. The research was relevant, since the data of the School Census are used as a strategic planning tool, responsible for the database for formulating and implementing public policies, for the financial transfer to schools and for the organization of the national evaluation system. The survey results showed that this report did not reliably present all out-of-school students in 2016. This has serious consequences for the protection of the right to education, since it indicates possible ignorance about data of school dropout. From these results, it is proposed an Educational Action Plan with actions that seek to minimize the inconsistencies found with the research. As it was necessary to carry out actions before the conclusion of the research, given the peculiarities of the Educacenso system, actions were implemented and implemented. The research provided the opportunity to discuss themes related to the right to learning and the role of the actors within the school, as well as the social control function and the tools offered through the School Census.
Palavras-chave: Censo escolar
Políticas públicas
Alunos transferidos
School census
Public policy
Students transferred
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7606
Data do documento: 13-Jul-2018
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