Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/758
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
edineiacastilhoribeiro.pdf1.84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Proposta curricular da rede municipal de Juiz de Fora: um olhar para a transição da educação infantil ao ensino fundamental
Autor(es): Ribeiro, Edinéia Castilho
Orientador: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Miembros Examinadores: Teixeira, Beatriz de Basto
Miembros Examinadores: Corsino, Patrícia
Resumo: Esta dissertação se insere na linha de Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF – Minas Gerais. A questão central deste estudo é compreender como a Proposta Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Juiz de Fora contempla a transição da Educação Infantil para o 1° ano do Ensino Fundamental. O olhar sobre a construção da Proposta Curricular da rede pública municipal de Juiz de Fora não visa apenas a descrever a gênese, a trajetória e a organização do documento. Busca-se, sobretudo, analisar tal proposta como artefato cultural que se constrói dentro de um movimento histórico mais amplo, do qual são elementos constituintes concepções de infância e de educação. O aporte teórico da psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski orienta as análises apresentadas, uma vez que o currículo e seu processo de construção são abordados em sua historicidade. A metodologia adotada no estudo, de abordagem qualitativa, conjuga a pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas abertas e questionários respondidos pelos atores envolvidos na construção da proposta curricular. Os resultados apontam que a dicotomização da Educação Básica não favorece a articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental. Demonstram também a urgência de uma reflexão para a superação desses enquadramentos, que não favorecem a percepção da criança em sua totalidade, como aquele que brinca e, também, aprende.
Resumen : This dissertation pursues the approach to Language, Knowledge and Teacher Training of Postgraduate Program in Education of Federal University of Juiz de Fora (UFJF), Brazilian state of Minas Gerais. The central question of this study is to understand how the Curricular Proposal, of Early Childhood Education and Elementary Education from City Network of Juiz de Fora, contemplates the transition from Early Childhood Education to first year of elementary school. The sight on the construction of Curricular Proposal for public educational network of Juiz de Fora seeks not only to describe the genesis, the history and organization of the document. It aims, after all, to analyze such proposal as cultural artefact that constructs itself in a wider historic movement, from which conceptions of childhood and education are constituent elements. The theoretical contribution from Lev Vygotsky’s historic-cultural psychology guides the analysis presented, once the curriculum and its building process are addressed in its historicity. The methodology adopted in the study with qualitative approach combines bibliographic and documental researches, open interviews and questionnaires, answered by the characters involved in the construction of the curriculum proposal. The results show that the dichotomy of the basic education does not promote the articulation between early childhood education and fundamental instruction. They show also the urgent need of reflection to surpass those scopes, that do not benefit the perception of the child as a whole, as one who plays and also learns.
Palabras clave : Currículo
Educação infantil
Transição educação infantil
Ensino fundamental
Curriculum
Early childhood education
Transition early childhood education
Fundamental instruction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/758
Fecha de publicación : 28-mar-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.