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dc.contributor.advisor1Almeida, Bárbara Lúcia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775225P0pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Ivani de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Furlani, Juliana Maria Sampaio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723801A4pt_BR
dc.creatorMelo, Erika Fernanda Leite de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366244E6pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-01T19:25:57Z-
dc.date.available2018-09-20-
dc.date.available2018-10-01T19:25:57Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7577-
dc.description.abstractWhen conducting a survey in the curriculum of public universities in the Southeast Region, it was observed that many of these institutions of higher education have withdrawn theoretical and experimental disciplines of chemistry of coordination of curricular obligatory undergraduate chemistry courses. Coordination chemistry is a subject addressed in the disciplines of inorganic chemistry and has numerous applications in several areas of knowledge. The licensed in formation when having contact with this specific knowledge, may broaden its range of chemical knowledge, and influence its professional performance in the basic school. The present dissertation describes a research that sought to reflect on the contribution of the higher education laboratory in teacher education through coordination chemistry practices. For this, an extension course was held with teachers who teach the discipline of chemistry in elementary education. The planning of the course was based on the relationship between the contents of general chemistry that are approached in elementary education and the contents of chemistry of coordination approached in the theoretical discipline and in the experimental discipline during the initial formation. The objective of establishing this relationship was to make the practices of coordination chemistry could generate meanings, so that the teachers could establish a relation with their performance in the classroom. The practices sought to work contextualization under the historical perspective as an aid in the search for meanings, besides discussing the chemical knowledge involved in the experimentation. The results generated in this study indicate that the higher education laboratory in teacher education can assist the teacher in his professional performance, contributing to his relationship with the content that is taught in elementary schoolpt_BR
dc.description.resumoAo se realizar um levantamento na grade curricular das universidades públicas da Região Sudeste, foi observado que muitas destas instituições de ensino superior têm retirado disciplinas teóricas e experimentais de química de coordenação das grades curriculares obrigatórias dos cursos de licenciatura em química. A química de coordenação é um tema abordado nas disciplinas de química inorgânica e possui inúmeras aplicações em diversas áreas de conhecimento. O licenciando em formação ao ter contato com este conhecimento específico, pode ampliar seu leque de conhecimento químico, e influenciar sua atuação profissional na escola básica. A presente dissertação descreve uma pesquisa que buscou refletir sobre a contribuição do laboratório de ensino superior na formação docente através de práticas de química de coordenação. Para isso, foi realizado um curso de extensão com professores que lecionam a disciplina de química no ensino básico. O planejamento do curso foi pautado na relação entre os conteúdos de química geral que são abordados no ensino básico e os conteúdos de química de coordenação abordados na disciplina teórica e na disciplina experimental durante a formação inicial. O objetivo de se estabelecer esta relação foi fazer com que as práticas de química de coordenação pudessem gerar significados, para que os docentes pudessem estabelecer uma relação com sua atuação em sala de aula. As práticas buscaram trabalhar a contextualização sob a perspectiva histórica como auxílio na busca dos significados, além de discutir os conhecimentos químicos envolvidos na experimentação. Os resultados gerados neste estudo apontam que o laboratório de ensino superior na formação docente pode auxiliar o professor em sua atuação profissional, contribuindo para que ele faça uma relação com o conteúdo que é ensinado na escola básica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação químicapt_BR
dc.subjectLaboratório de ensino superiorpt_BR
dc.subjectPráticas de química de coordenaçãopt_BR
dc.subjectChemical educationpt_BR
dc.subjectHigher education laboratorypt_BR
dc.subjectCoordination chemistry practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleLaboratório no ensino superior e a formação docente: uma reflexão a partir da química de coordenaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



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