Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7437
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Efeito de um programa de histórias com abordagem sociocognitiva.pdf349.63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Periódico
Título : Efeito de um programa de histórias com abordagem sociocognitiva em crianças de educação infantil
Otros títulos : Effect of a program of stories with a social cognitive approach in kindergarten children
Autor(es): Corrêa, Jaqueline Pereira Dias
Marturano, Edna Maria
Rodrigues, Marisa Cosenza
Nahas, Andressa Kutschenko
Resumo: Este estudo objetivou avaliar um programa para promoção de habilidades sociocognitivas, baseado na leitura de histórias, quanto a possíveis efeitos no desenvolvimento sociocognitivo e comportamental. O programa conta com 25 livros infantis, ricos em pistas sociais. Participaram duas turmas consecutivas da educação infantil, compondo dois grupos, GI e GII. Para aferir efeitos do programa, foram avaliadas habilidades sociocognitivas, habilidades sociais e problemas de comportamento. GI foi avaliado antes e depois de passar pelo programa. No ano seguinte, GII foi avaliado antes da intervenção duas vezes, com intervalo equivalente ao da duração do programa, e novamente depois da intervenção. Comparações entre e intra grupos mostraram aumento nas habilidades sociocognitivas e sociais, bem como redução de dificuldades comportamentais, sugerindo efeitos positivos do programa.
Resumen : This study aimed to evaluate a story reading program for possible effects on children's socio-cognitive and behavioral development. The program is comprised by 25 storybooks, which are rich in social cues. It was administered to two consecutive classes of early childhood education, which compound two groups, GI and GII. To investigate effects of the program, socio-cognitive skills, social skills, and behavior problems were assessed. GI was evaluated before and after the intervention. During the following year, GII was assessed twice before intervention, with an interval equal to the duration of the program, and again after the intervention. Comparisons between and within groups showed an increase in socio-cognitive and social skills, and reduced behavioral difficulties, suggesting positive effects of the program.
Palabras clave : Educação infantil
Cognição social
Intervenção psicológica
Early childhood education
Social cognition
Psychological intervention
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e32429
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7437
Fecha de publicación : jun-2016
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.