Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7385
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Quanto de inusitado guarda uma sala de aula de matemática.pdf674.79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorClareto, Sônia Maria-
dc.creatorSilva, Aline Aparecida da-
dc.date.accessioned2018-09-10T19:18:00Z-
dc.date.available2018-09-06-
dc.date.available2018-09-10T19:18:00Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.citation.volume30pt_BR
dc.citation.issue56pt_BR
dc.citation.spage926pt_BR
dc.citation.epage938pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a04pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7385-
dc.description.abstractA mathematics class in a public school: a usual school, a usual classroom. Everything flows as normal. However, an accurate attention to a small and trivial situation may constitute a watchful eye to simplicities in this mathematics class. As the homework was corrected, a student has doubts, the teacher explains… How consequent is this episode? In this quiet mathematics class a “mistake” is opened as production. A plot like a mathematics class, with the minimum of its potency. A deviation is taken as learning along with mathematics. An escape to reproduction of a model that stands, as a way that leads, to the correct result. The invention of an operation method that disquiet a thought, idealizing a thinking that breaks with the previous abordation. This article appears next to a master's dissertation in Education. In the research that generates the dissertation, there is a place beside the mathematics class in opening up to happening that there will giving.pt_BR
dc.description.resumoUma aula de matemática em uma escola pública: uma escola comum, uma sala de aula comum. Tudo corre como de costume. Porém, uma atenção fina a uma pequena e banal situação pode constituir um olhar atento a sutilezas desta sala de aula de matemática. Na correção de uma lista de tarefas de casa, uma aluna se complica, um professor explica… Quanto de implicação cabe neste episódio? Nesta pacata sala de aula de matemática um “erro” é inaugurado como produção. Uma trama com a sala de aula, com a matemática, com o mínimo e sua potência. Um desvio é tomado como uma aprendizagem junto à matemática. Escape à reprodução de um modelo que se coloca como caminho que leva ao resultado correto. Invenção de um modo de operar que inquieta um pensamento, engendrando um pensar que rompe com um modo já normatizado. Este artigo surge junto a uma dissertação de mestrado em Educação. Na pesquisa que gera a dissertação, há um colocar-se junto à sala de aula de matemática em abertura aos acontecimentos que ali vão se dando.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectSala de aula de matemáticapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMistakespt_BR
dc.subjectMathematics Classroompt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleQuanto de inusitado guarda uma sala de aula de matemática? Aprendizagens e erropt_BR
dc.title.alternativeHow unusual a mathematics class can be? Learning processes and mistakespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.