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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Modelos de valor agregado para medir a eficácia das escolas Geres
Título(s) alternativo(s): Modelos de valor agregado para medir la eficacia de las escuelas Geres
Autor(es): Soares, Tufi Machado
Bonamino, Alicia
Brooke, Nigel
Fernandes, Neimar da Silva
Resumo: A partir da pesquisa longitudinal Geres, o estudo propõe a comparação de diferentes modelos estatísticos com graus variados de complexidade para determinar a eficácia de escolas de Ensino Fundamental. O propósito da comparação é o de determinar se um grau maior de complexidade se justifica em termos de maior precisão e se há diferenças entre os modelos na sua consistência e capacidade de retratar de modo estável o desempenho da escola. Os dois modelos mais simples da contribuição da escola para a proficiência do aluno, denominados modelos de Status, incorporam ou uma medida do nível socioeconômico médio da escola, ou uma medida da condição socioeconômica de cada aluno como proxy para a proficiência prévia. Os outros dois, denominados de modelos de Valor Agregado (VA), incorporam medidas da proficiência prévia, o que os tornam modelos em condições de descrever o ganho de aprendizagem atribuível à escola no período em estudo. O estudo indica alta correlação entre os modelos de VA, mas baixa correlação deles com os modelos de Status, mostrando que é pequeno o ganho de precisão com a adição de uma medida da condição socioeconômica de cada aluno. Descobre-se que cerca de 80% das escolas apresentam estabilidade para as diferentes medidas temporais de VA, sugerindo que a eficácia seja, de fato, uma característica razoavelmente estável no tempo, e que o VA pode contribuir para a comparação das escolas e a definição de intervenções, pelo menos no primeiro segmento do Ensino Fundamental.
Abstract: Using data from the GERES longitudinal research program, the study proposes the comparison of statistical models of varying degrees of complexity to determine the effectiveness of elementary schools. The purpose of the comparison is to determine whether a greater degree of complexity is justified in terms of improved accuracy and if there are differences between the models regarding their consistency and stability when portraying school performance. The two simplest models for the contribution of the school to student proficiency, named status models, use as a proxy for prior proficiency either a measure of the school’s average socioeconomic status or a measure of the socioeconomic condition of each student. The other two, called value-added models-VA, incorporate real prior proficiency measures, enabling them to describe the learning gain attributable to the school over the period under study. The results indicate high correlations between the VA models and a low correlation between these and the status models, showing that the gain in precision with the addition of a measure of the socioeconomic condition of each student is small. It is shown that for about 80% of schools the measures of VA across time are stable, suggesting that school effectiveness is a reasonably stable characteristic and that a measure of VA can contribute to the comparison of schools and the definition of interventions, at least during the first years of elementary schooling.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Valor agregado
Modelo multinível
Educational assessment
Value added
Multilevel models
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Citação: SOARES, Tufi Machado et al . Modelos de valor agregado para medir a eficácia das escolas Geres. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 25, n. 94, p. 59-89, mar. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017000100059&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100003.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100003
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7279
Data do documento: Jan-2017
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