https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7236
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
wiliandanielhenriquesdoamaral.pdf | 7.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Premissas para implantação de uma linha de trem magnético na região metropolitana de Juiz de Fora |
Author: | Amaral, Wilian Daniel Henriques do |
First Advisor: | Castañon, José Alberto Barroso |
Referee Member: | Barbosa, Maria Teresa Gomes |
Referee Member: | Nascimento, Walcyr Duarte |
Resumo: | A mobilidade urbana nas cidades se refere à facilidade de deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano. A complexidade do tema envolve a interação de como as cidades são pensadas, materializadas e como se organizam nos seus usos e ocupações espaciais. Atualmente, trens de levitação magnética, tem se mostrado um meio de transporte inovador e com grande potencial para atender as novas demandas contemporâneas, que cada vez mais buscam soluções rápidas e eficazes para questões complexas. Com a possibilidade de atuação inteiramente autônoma, esses veículos são capazes de atingir altas velocidades, reduzindo o tempo de deslocamento e contribuindo consideravelmente para a redução de emissões de poluentes e ruídos. O presente trabalho tem por objetivo propor premissas de implantação de trens de levitação magnética na região metropolitana de Juiz de Fora/MG. A integração em rede leva em consideração aspectos fundamentais de equipamentos urbanos existentes e até subutilizados, criando assim, um sistema de integração intermodal de cargas e passageiros num eixo conector do Aeroporto Regional Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, também conhecido por Aeroporto Regional da Zona da Mata, ao centro do município, perpassando dentro dos seus 65km de extensão o distrito industrial, buscando um fluxo de carga e passageiros, de forma rápida e segura. Tais premissas buscam contribuir para o debate e possibilitar futuras pesquisas de mobilidade. A metodologia do trabalho consiste na criação de um suporte teórico embasado por uma criteriosa revisão sistemática da literatura e estudos de casos no cenário internacional, a partir dos quais se esboça um traçado teórico para a linha conectora à luz da tecnologia de levitação magnética e da avaliação das redes de tráfego de Juiz de Fora ao longo de toda sua história. Conclui-se que o traçado e a tecnologia empregada trazem contribuições positivas para a mobilidade urbana da região de estudo, muito embora o investimento para sua implantação seja considerado alto. |
Abstract: | Urban mobility in Cities refers to the ease of people and load displacements in the urban space. The theme complexity involves the interaction between how cities are thought out, materialized and how they organize its uses and space occupations. Currently, magnetic levitation trains have shown to be an innovative means of transportation with great potential to meet the new contemporary demands, which increasingly seek quick and effective solutions for complex issues. With the possibility of fully autonomous operation, these vehicles are able to reach high speeds while maitaining the passenger capacity observed in the rail modal, reducing the travel times and contributing considerably to the reduce pollutants and noise emissions. The purpose of the present work is to propose the assumptions of the implantation of magnetic levitation trains in the metropolitan area of Juiz de Fora/MG. A network integration is supposed taking into account fundamental aspects of existing and even underutilized urban equipment, thus creating a system that allows intermodal integration of both cargo and passengers in a connector axis between the Regional Airport President Itamar Augusto Cautieiro Franco, also known as the Zona da Mata Regional Airport, to the center of the municipality, crossing within its 65km of extension the city’s industrial district, seeking a fast and safe flow of cargo and passengers. Such premises seek to contribute to the debate and to enable future mobility research. The work methodology consists in the creation of a theoretical support based on a careful systematic revision of the literature and case studies in the international scenario, from which a theoretical plot is drafted for the connecting line under the light of magnetic levitation technology and the evaluation of the Juiz de Fora’s traffic networks throughout its history. It is concluded that the tracing and the technology employed bring positive contributions to the urban mobility of the study region despite its high implementation costs. |
Keywords: | Maglev Transportes urbanos Mobilidade urbana Maglev Urban transportation Urban mobility |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Engenharia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7236 |
Issue Date: | 28-Mar-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.