https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7235
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
guilhermevallelouresbrandao.pdf | 12.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas |
Autor(es): | Brandão, Guilherme Valle Loures |
Orientador: | Castañon, José Alberto Barroso |
Co-orientador: | Machado, Ernani Simplício |
Miembros Examinadores: | Barbosa, Maria Teresa Gomes |
Miembros Examinadores: | Nascimento, Walcyr Duarte |
Resumo: | A ambiência acústica dos lugares é fator preponderante para o adequado desempenho laboral, intelectual ou simplesmente vivencial do ser humano. O local de vivência, se possuir fatores que potencializam a percepção da ambiência acústica, tais como ruído de tráfego, pode causar estresse fisiológico, contribuindo para uma avaliação qualitativa desfavorável do espaço urbano. O objeto de estudo desta pesquisa é o conjunto de características acústicas inerentes às linhas ferroviárias, que se materializam no espaço segundo esses preceitos e os irradiam ao entorno. A presença dessas linhas na malha urbana da cidade de Juiz de Fora – MG – influi diretamente na produção do espaço e direciona vetores de crescimento e valoração do solo, representando um importante aspecto a ser considerado nas políticas de produção da cidade. Este trabalho tem por objetivo identificar as características acústicas ao longo das linhas ferroviárias e suas especificidades, propondo alternativas para mitigação dos problemas verificados nas áreas adjacentes. O recorte desta pesquisa, que se insere no campo da acústica ambiental, se dá pela delimitação de estudo das características acústicas das linhas férreas, focando nas características sonoras das áreas habitadas lindeiras à faixa de domínio na malha urbana de Juiz de Fora. Com relação à metodologia de desenvolvimento, utiliza-se a Revisão Sistemática de Literatura – RSL – para definição do arcabouço teórico referencial e, para realização do estudo de caso, utiliza-se a metodologia proposta pelos referenciais normativos, através de medições in loco. O trabalho se desenvolve em seis capítulos que englobam os conhecimentos necessários à sua realização, focando na aplicação dos conceitos ao ambiente ferroviário. As análises realizadas demonstram que o ambiente acústico ao longo da linha ferroviária é drasticamente impactado pela passagem das composições, provocando o aumento do nível de ruído equivalente para além dos parâmetros normativos de conforto. A partir da situação existente, propõe-se a implantação de um misto de dispositivos convencionais e não convencionais para a redução do ruído, focando em soluções que mantenham permeabilidade visual e busquem reduzir a segregação espacial, gerando resultados que podem ser replicados em outras áreas urbanas, tanto na cidade de Juiz de Fora quanto em outras cidades. Conclui-se que a utilização dos dispositivos de proteção auxilia consideravelmente na redução do nível de pressão sonora equivalente nas áreas lindeiras, entretanto, percebe-se que é necessário o atendimento das edificações do entorno às normas construtivas para mitigação mais eficaz do problema. |
Resumen : | Acoustic ambience is a predominant factor for adequate performance levels of work, intellect or simply experiential tasks for human beings. The vivency place itself, when possessing factors that enhance the acoustic ambience perception such as traffic noise can cause physiological stress, contributing to an unfavorable qualitative assessment of the urban space. This research’s object of study is the set of acoustic characteristics inherent to the railway lines, which materialize in space according to these precepts and radiate towards the surroundings. The presence of these railways in the Juiz de Fora city – MG – urban network directly influences the spatial production and directs land growth and valuation vectors, representing an important aspect to be considered in the city's production policies. This work aims to identify the acoustic characteristics along the railway lines and their specificities, proposing alternatives to mitigate problems observed its adjacent areas. The research clipping, which is inserted in the environmental acoustics’ field, is given by binding the study to the railway lines acoustic characteristics, focusing on the inhabited areas neighboring to the railway’s domain range sound characteristics in the Juiz de Fora city’s urban mesh. Regarding the development methodology, the systematic revision of literature method– RSL – is used to define the reference theoretical framework and, to carry out the case study, the methodology proposed by the current normative references is used, through on-the-spot measurements. The work develops in six chapters that encompass the knowledge necessary for its realization, focusing on the concept application to the railway environment. The analyses performed shows that the acoustic environment along the railway line is drastically impacted by the rail compositions passages, causing an increase in the equivalent noise level beyond the normative comfort parameters. From the existing situation, it is proposed to implement a mixture of conventional and non-conventional devices for noise reduction, focusing on solutions that maintain visual permeability and seek to reduce spatial segregation, generating results that can be replicated in other urban areas, both in Juiz de Fora and other cities. It is concluded that using protection devices greatly assists in reducing the equivalent sound pressure levels in the railway’s neighboring areas. However, it is understood that it is necessary for the surrounding buildings to meet the constructive norms for a more effective problem mitigation. |
Palabras clave : | Acústica ambiental Ruído ferroviário Acústica urbana Ambiente acústico Paisagem sonora Environmental acoustics Railway noise Urban acoustics Sonic environment Soundscape |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7235 |
Fecha de publicación : | 28-mar-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.