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Clase: Dissertação
Título : A importância da articulação entre os professores para inclusão dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento
Autor(es): Soares, Letícia Borges Marra
Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Santiago, Mylene Cristina
Resumo: O exercício da cidadania e o respeito à diversidade ganharam significativo avanço nestas duas últimas décadas. A partir da Conferência Mundial sobre Educação Especial ocorrida em Salamanca na Espanha, em junho de 1994, o tratamento dado às pessoas com deficiência ganhou expressivo destaque mundial. A discussão a respeito da inclusão desses indivíduos, no âmbito do trabalho, do lazer e da sua visibilidade na sociedade representa um grande progresso na garantia de direitos, o que lhes conferiu o direito à educação, sendo que as escolas, historicamente, têm encontrado enormes desafios para assegurar às pessoas com deficiência o direito à educação. Diante disso, torna-se pertinente uma maior investigação sobre a importância da articulação dos professores para inclusão dos alunos com deficiência e ou transtorno global do desenvolvimento - TGD. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é identificar quais dificuldades impossibilitam os professores regentes de turma, professores de apoio e especialista da Educação Básica, de se articularem para efetivação da inclusão de alunos com deficiência e/ou TGD na Escola Estadual Coronel João Cândido Aguiar em Patrocínio-MG. Como objetivos específicos o estudo propõe: descrever o processo histórico de inclusão desde seus pressupostos históricos até o Projeto Incluir no Estado de Minas Gerais, bem como os atendimentos educacionais especializados – AEE; analisar as relações entre professores regentes de turmas e professores de Apoio à Comunicação Linguagens e Tecnologias Assistivas – CLTA, quanto ao compartilhamento de espaço físico, adaptações no ensino e participação dos alunos, e ainda compreender os desafios que os professores encontram para desenvolver o planejamento conjunto em prol dos alunos com deficiência e/ou TGD e propor um plano de ação que inclua propostas de: implementação do Projeto Político Pedagógico; formação continuada de professores; criação de rede de apoio e sistema de monitoramento da aprendizagem na própria escola para minimizar as dificuldades dos professores atuantes na escola pesquisada. A investigação realizada é um estudo exploratório, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio do procedimento Grupo Focal. Como procedimento de análise dos dados será utilizado à análise das falas dos sujeitos pesquisados. A amostra deste estudo será constituída por três professoras de Apoio à Comunicação Linguagens e Tecnologias Assistivas, sete professoras regentes de turma e uma especialista da Educação Básica que atuam na escola pesquisada. A análise das falas das professoras no Grupo Focal nos possibilita inferir que a articulação entre as professoras é frágil, quanto ao sistema de avaliação, compartilhamento de espaços, adaptação de materiais e planejamento, o que sugere um plano de ação em prol da inclusão. O plano de ação propõe melhorar a articulação entre os profissionais da escola por meio de: reformulação do Projeto Político Pedagógico; promoção da formação continuada de professores com tempo reservado ao planejamento conjunto, professores de apoio e professores regentes de turma; estabelecer redes de apoio à inclusão e criar um Serviço de Apoio à inclusão (SAI) dentro da própria escola para monitorar o atendimento da educação especial.
Resumen : The citizenship exercise and the respect for diversity has progressed significantly over the past two decades. Since the World Conference about Special Education held in Salamanca Spain in June 1994, the treatment given to people with disabilities has increased a prominence worldwide meaningfulness. The discussion about the inclusion of these individuals in the workplace, recreation and society visibility represents a great progress on guaranteed rights, what has a ensured them the right to education, and schools have historically encountered enormous challenges in ensuring that people with disabilities have the right to education. In face of this, a detailed investigation concerning the importance of teachers' articulation. for the inclusion of students with disabilities and / or global disorder development (TGD) is relevant. Thus, the overall goal of this study is to identify which difficulties make it impossible for class teachers, support teachers and specialists in Basic Education to articulate for the effectiveness of students with disabilities inclusion and/or TGD in the State School Coronel João Cândido Aguiar in Patrocínio-MG. As specific goals the study proposes: to describe the historical process of inclusion from its historical assumptions to the Include Project in the State of Minas Gerais, in accordance with the specialized educational services - AEE; to analyze the relationships between teacher, class teachers and support teachers Communication and Assistive Technologies - CLTA, regarding the sharing of physical space, adaptations in the teaching and participation of students, and also to understand the challenges that the teachers face in developing joint planning for the benefit of students with disabilities and/or TGD and suggest a plan of action which includes proposals of: implementation of Political Pedagogical Project; continuous teacher education; creation of monitoring learning network support system inside the school to minimize the difficulties of the teachers acting in the researched school. The research represents an exploratory study of qualitative nature. The data collection was performed through the focal group procedure. As the procedure of data analysis, the speeches analysis of the individuals will be used surveyed. The sample of this study will be composed by three teachers of Language Communication Support and Assistive Technologies, seven class teachers and one specialist of Basic Education who work in the school researched. The analysis of the teachers' statements in the focal group allows us to infer that the articulation among the teachers is fragile, regarding the evaluation system, space sharing, material adaptation and planning, which suggests a plan of action for inclusion. The plan of action to improve the articulation among the professionals of the school consists in reformulating the Political Pedagogical Project; to promote the continued education of teachers with time reserved for joint planning, support teachers and class teachers; establish support networks for inclusion, and create a Inclusion Support Service (SAI) within the school itself to monitor special education care.
Palabras clave : Educação especial
Inclusão
Professor de apoio
Special education
Inclusion
Support teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7218
Fecha de publicación : 21-dic-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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