https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7204
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
andrewilliamjardimdacosta.pdf | 3.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Calangos e calangueiros: um canto marginal no caminho do ouro |
Autor(es): | Costa, André William Jardim da |
Orientador: | Ribeiro, Gilvan Procópio |
Miembros Examinadores: | Martoni, Alex Sandro |
Miembros Examinadores: | Pereira, Edimilson de Almeida |
Resumo: | Este texto estuda o Calango, uma tradicional expressão cultural do canto oralizado de Minas Gerais e do sudeste brasileiro, que se manifesta através dos desafios improvisados em que dois ou mais cantadores, apoiados por instrumentos musicais (sanfona e pandeiro), travam uma disputa do tipo pergunta/resposta, em um ato performático que exige a co-participação efetiva dos ouvintes. Objetiva-se clarificar padrões de comportamento que singularizem um ser/fazer específico, como reflexo consequente das identidades que se rearticularam, espelhando as influências das pluralidades iniciais e a continuidade de complexos processos de multissignificação. Assim, compreendendo que a multifacetação étnica e cultural de nossos antepassados suscitou aqueles espaços intervalares em que surgiram conformações identitárias inauditas – singulares e coletivas – que ultrapassaram os discursos da horizontalidade pedagógica e se rearticularam sob novos pressupostos, levou-se a efeito pesquisa bibliográfica e de campo, no intuito de dimensionar as redes de comunicação que operam local e/ou regionalmente sobre Ele. Sem esgotar as possibilidades de estudo, intenta-se conceber até que ponto os processos constitutivos de uma identidade calangueira podem ter chegado a termo ou permanecem operantes, reescrevendo tramas sociais, históricas e culturais. |
Resumen : | This text studies the Calango, a traditional cultural expression of the oralized song of Minas Gerais and Southeastern Brazil, that manifests itself through the improvised challenges in which two or more singers, supported by musical instruments (accordion and tambourine), wage a dispute of the type question / response, in a performative act that requires the effective co-participation of the listeners. It aims to clarify patterns of behavior that single out a specific being / doing as a consequent reflection of identities that have rearticulated, mirroring the influences of initial pluralities and the continuity of complex multi-meaning processes. Thus, understanding that the ethnic and cultural multifacetation of our ancestors aroused those interval spaces in which unprecedented identity formations emerged - singular and collective - that surpassed the discourses of pedagogical horizontality and rearticulated themselves under new presuppositions, led to the effect of bibliographic research and field, in order to scale the communication networks that operate locally and / or regionally on Him. Without exhausting the possibilities of study, it is tried to conceive to what extent the processes constituting a calangute identity may have come to term or remain operative, rewriting social, historical and cultural frames. |
Palabras clave : | Sociedade Multissignificação Calango Identidade Contaminação Society Multisignification Calango Identity Contamination |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7204 |
Fecha de publicación : | 9-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.