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Clase: Dissertação
Título : A pós-graduação stricto sensu da UFJF: gestão financeira e sua relação com o crescimento
Autor(es): Souza, Tonny Aparecido Vidal Barra de
Orientador: Tavares, Fernando
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as formas de financiamento e analisar a gestão financeira da pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no que se refere à rubrica denominada Apoio a Pós-Graduação (APG-UFJF). Essa rubrica é ofertada pela própria Instituição, no período demarcado pela maior expansão desse segmento de ensino na UFJF, observado na década compreendida entre os anos de 2000 a 2010. Assim, intentamos investigar a relação dos recursos próprios disponibilizados com a necessidade de consolidação dos cursos conforme orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Agência reguladora do funcionamento desses Programas que estabelece conceitos para os mesmos implicando em seus credenciamentos e representação de qualidade junto ao Ministério da Educação (MEC), e por fim, analisamos o uso desses recursos mediante os históricos de alocação e utilização nas rubricas pertinentes ao longo dos anos da década em estudo, propondo ao final um Plano de Ação Educacional visando a cessão de apoio gerencial aos responsáveis pela gestão dos recursos.
Resumen : This paper aims to present forms of financing and analyze the financial management of post-graduate studies at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) with regard to the item called Support Postgraduate (APG-UFJF), offered by the institution, the period marked by the further expansion of this segment of education in the institution, observed in the decade between the years 2000 to 2010. Thus, attempts to investigate the relationship of own resources available with the need for consolidation of courses as directed by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Regulatory agency of the operation of these programs establishing concepts for the same implying their accreditations and quality representation from the Ministry of Education (MEC), and finally, to analyze the use of these resources through the historical allocation and usage in relevant sections throughout the years of the decade under study, proposing to end an Action Plan aimed at the transfer of managerial support to managerial resources.
Palabras clave : Financiamento
Apoio à pós-graduação
Alocação
Utilização e apoio gerencial
Financing
Support for graduate
Allocation
Utilization and management support
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7158
Fecha de publicación : dic-2012
Aparece en las colecciones: PROQUALI - Dissertações



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