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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação alimentar e nutricional em ambiente escolar promove melhoria na qualidade do lanche de crianças
Autor(es): Pinto, Laura Anne Martins
Primeiro Orientador: Pires, Pollyanna Costa Cardoso
Membro da banca: Chagas, Camila Gonçalves Oliveira
Membro da banca: Carvalho, Gisele Queiroz
Resumo: O objetivo da pesquisa foi avaliar o impacto na composição qualitativa do lanche escolar de crianças, após a intervenção do nutricionista com um programa de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Tratou-se de um ensaio clínico não randomizado, com 26 crianças de 7-9 anos de uma escola privada de Governador Valadares-MG, sendo 15 do grupo experimental, que recebeu intervenção nutricional, e 11 do grupo controle, que não recebeu intervenção. Avaliou-se o lanche escolar das crianças dos grupos experimental e controle, em relação à frequência de consumo de alimentos in natura, processados e ultraprocessados, durante três dias não consecutivos, antes e após a intervenção nutricional. O programa pautou-se nas recomendações atuais do Guia Alimentar para a População Brasileira, sendo 8 encontros consecutivos, realizados 2 vezes por semana, com duração de 30 minutos cada. Foram aplicados testes t - pareado e para amostras independentes - para comparação da composição qualitativa do lanche dos escolares, intragrupos e entre grupos (experimental e controle), respectivamente, antes e após a intervenção (α = 5%). Em uma análise intragrupo, a frequência de consumo de alimentos in natura (p=0,0006) e processados (p=0,01) aumentou, e dos ultraprocessados (p=0,0003) diminuiu, apenas no grupo experimental, após intervenção. Houve redução na frequência de consumo de alimentos ultraprocessados (p=0,03), no grupo experimental versus controle, após intervenção. Conclui-se que ações de EAN são efetivas e eficientes para impacto no comportamento alimentar de crianças, propiciando melhoria no lanche de escolares.
Abstract: The objective of the research was to evaluate the impact on the qualitative composition of children's school snack after the intervention of the nutritionist with a Food and Nutrition Education (FNE) program. This was a nonrandomized clinical trial with 26 children aged of 7-9 years old of private school in Governador Valadares-MG, 15 of the experimental group that received nutritional intervention, and 11 of the control group that received no intervention. The school snack of the children of the experimental and control groups was evaluated, in relation to the frequency of consumption in natura, processed and ultra-processed foods, during three nonconsecutive days, before and after the nutritional intervention. The program was based on the current recommendations of the Food Guide for the Brazilian Population, with 8 consecutive meetings, held twice a week, lasting 30 minutes each. T - paired and independent samples were used for comparing the qualitative composition of the snacks of students, intra groups and between groups (experimental and control), respectively, before and after the intervention (α = 5%). In an intragroup analysis, the frequency of consumption of in natura foods (p = 0.0006) and processed (p = 0.01) increased, and ultra-processed (p = 0.0003) decreased only in the experimental group after intervention. There was a reduction in the frequency of consumption of ultra-processed foods (p = 0.03), in the experimental group versus control, after intervention. It is concluded that FNE actions are effective and efficient for impact on children's eating behavior, providing improvement of children's snacks.
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional
Oficinas educativas
Alimentação infantil
Escolares
Food and nutrition education
Educational workshops
Infant foods
School children
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7156
Data do documento: 1-Ago-2017
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