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Clase: Tese
Título : Turismo de favela: representações, estigma e poder
Autor(es): Rosa, Anne Bastos Martins
Orientador: Alvares, Luis Fernando Hor-Meyll
Miembros Examinadores: Rocha, Angela Maria Cavalcanti da
Miembros Examinadores: Motta, Paulo Cesar de Mendonca
Miembros Examinadores: Siqueira, Euler David de
Miembros Examinadores: Mayer, Verônica Feder
Resumo: O turismo de favela é uma modalidade que vem se expandindo com celeridade no mundo. Entretanto, poucas pesquisas foram conduzidas sobre o tema, em especial em relação à percepção do morador local que, na maioria das vezes, está distante dos processos de operacionalização e de venda do turismo em seu local de moradia. Trata-se, também, de prática baseada na assimetria de poder nas relações entre visitantes, visitados e agentes externos que exploram o turismo de favela. Estereótipos desfavoráveis cruzam-se no desenrolar do turismo de favela, que ocorre em local e em grupo social que são historicamente estigmatizados. O objetivo desse estudo é identificar se tais aspectos influenciam a percepção e o comportamento de moradores locais em relação ao turismo de favela. Quarenta e oito entrevistas, e observação sistematizada, foram conduzidas, entre setembro de 2015 e julho de 2016, nas favelas da Rocinha e Santa Marta, no Rio de Janeiro. Essas comunidades foram escolhidas porque que nelas o turismo de favela assume formatos diferentes. A análise, baseada em hermenêutica revelou que, em ambas as favelas, os moradores mostraram-se favoráveis ao turismo, mas com ressalvas em relação à sua exploração por agentes externos. Os relatos não sugeriram haver, por parte dos moradores, sentimentos de inferioridade nos encontros sociais com os turistas, a maioria de estrangeiros. Entretanto, na Rocinha, a maior parte dos entrevistados mostrou ressentimentos ao se sentirem invadidos e explorados por empresas de turismo estranhas à favela, confessando ter vergonha e inconformismo pela maneira como tais empresas procuram apresentar aos turistas muitos aspectos negativos, relacionados a estigmas de miséria e pobreza, mostrando deliberadamente a sujeira de valões de esgoto, a pobreza de moradores, emaranhados de fios de ligações clandestinas à rede elétrica e moradias precárias, assim desqualificando o local e seus moradores.
Resumen : Favela tourism is an activity that has been expanding swiftly around the world. Despite this, little research has so far been conducted around this topic, especially in relation to the perception of the local resident, who, in most cases, stands apart from the processes of tourism implementation and sale in the area where he or she resides. The practice in question is also grounded in the power asymmetry that characterises relationships among the visitors, the visited and the external agents who benefit from favela tourism. Unflattering stereotypes are evoked as favela tourism takes place involving both areas and social groups historically stigmatised. The aim of this study is to identify whether such aspects have an impact on local residents’ perception and behaviour vis-à-vis favela tourism. Forty-eight interviews, as well as systematised observation, have been conducted between September, 2015 and July, 2016 at the favelas of Rocinha and Santa Marta, in the city of Rio de Janeiro. These communities have been chosen because favela tourism takes different formats in them. The hermeneutics-based analysis has revealed that, in both favelas, residents take a favourable approach towards tourism, albeit with a few reservations to how it is explored by external agents. The accounts compiled do not indicate the presence of feelings of inferiority on the part of the residents during their social encounters with tourists, most of these from foreign countries. However, at Rocinha, most of the interviewees resent the feeling of invasiveness and exploitation by tourist companies with no connection to the favelas. These residents have confessed to feelings of shame and animosity towards the way in which these companies seek to introduce tourists to several negative aspects related to stigmas of poverty by deliberately pointing to the dirt building up over sewage channels, the poverty of residents, the mesh of illegal wiring connected to the electricity grid and the precariousness of homes, which contributes to the devaluation of both the area and its residents.
Palabras clave : Turismo de favela
Percepção
Estigma
Poder
Troca
Slum tour
Perception
Stigma
Power
Exchange
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro
Sigla de la Instituición: PUC-RJ
Departamento: -
Programa: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7141
Fecha de publicación : 27-ene-2017
Aparece en las colecciones: PROQUALI - Teses



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