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Clase: Dissertação
Título : Transparência na Pós-Graduação da UFJF: divulgação via website dada às ações e à atuação dos programas
Autor(es): Ávila, Lília Leandra de
Orientador: Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima
Miembros Examinadores: Scortegagna, Liamara
Miembros Examinadores: Araújo, Suêldes de
Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação têm ampliado as possibilidades de efetivação do princípio da publicidade na administração pública e ressignificado o conceito de transparência decorrente desse preceito constitucional. As universidades federais, enquanto entidades públicas, têm o dever de dar publicidade às ações que realizam utilizando-se de diferentes instrumentos para esse fim. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como e em que medida os websites dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Acadêmicos stricto sensu da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são utilizados como instrumento para conferir transparência e visibilidade às ações realizadas no âmbito desses Programas. Uma vez evidenciada a existência de fragilidades quanto a transparência e a visibilidade dada às ações desses Programas em seus websites, buscou-se responder a seguinte questão: quais são as dificuldades encontradas pelos gestores e técnicosadministrativos da UFJF para garantir a divulgação e a transparência, via website, das ações desenvolvidas pelos Programas? Os objetivos específicos delineados para este estudo foram: descrever os processos de gestão das informações disponibilizadas nos websites dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFJF; ii) discutir os procedimentos e os entraves que os profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos websites encontram para mantê-los completos e atualizados; iii) propor um plano de ação educacional com vistas ao aprimoramento dos websites e dos processos de gestão das informações divulgadas nesses espaços virtuais. Assumiu-se como hipótese para as causas da baixa visibilidade e transparência observada nos websites a falta de conhecimento dos gerenciadores em relação ao conteúdo a ser inserido nesse espaço e também a respeito de aspectos técnicos necessários para organização e atualização desses conteúdos. Como metodologia de pesquisa empregouse o Estudo de Caso, de cunho qualiquantitativo, cuja investigação foi pautada na pesquisa bibliográfica e documental, acrescida da pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o questionário, composto por questões fechadas e abertas, aplicados aos gerenciadores dos conteúdos dos websites e entrevistas com roteiros semiestruturados, realizadas com gestores de setores diretamente envolvidos na criação ou gestão dos websites. Dentre as evidências do problema destacou-se os resultados das últimas avaliações da Capes, realizadas em 2013 e 2017, nas quais, em média, 44% dos Programas acadêmicos sctrito sensu da UFJF não demonstraram adequada transparência em relação as suas ações. Por meio da pesquisa de campo foi possível comprovar parcialmente a hipótese assumida. Confirmouse que 80% dos gerenciadores dos websites de fato desconhecem parcial ou totalmente as recomendações da Capes sobre a natureza dos conteúdos que devem ser divulgados nos websites dos Programas. Por outro lado, embora aproximadamente metade dos gerenciadores não tenham participado de curso de capacitação, quase totalidade dos participantes afirmam saber realizar as ações básicas necessárias ao gerenciamento dos conteúdos dos websites. Deste modo, refutou-se o prognóstico sobre a falta de conhecimentos técnicos dos gerenciadores como causa da baixa visibilidade e transparência verificada nos websites. Como proposta de aprimoramento dos websites foram sugeridas ações direcionadas à padronização, à normalização, à retomada e ao aprimoramento do curso de capacitação oferecido aos seus gerenciadores.
Resumen : Digital information and communication technologies have been expanding the possibilities of the implementation of the principle of publicity in public administration and reassigning the concept of transparency resulting from this constitutional principle. Federal universities, as public entities, have the mission of publicizing actions they carry out using different instruments for this purpose. In this perspective, the present research had as general objective analyze how to what extent the websites of stricto sensu Academic Postgraduate Programs in Federal University of Juiz de Fora (UFJF) are being used as instruments to provide transparency and visibility to the actions taken under these Programs. Once evidenced the existence of weaknesses in transparency and visibility given to the actions of these Programs on their websites, it was intended to answer the following question: what are the difficulties found by UFJF managers and technical-administrative staff to ensure the disclosure and the transparency, through websites, of the actions developed by the Programs? The specific objectives defined for this study were: I) to describe the processes of management of information available on the websites of UFJF Postgraduate Programs; II) to analyze the procedures and challenges found by the professionals responsible for managing the websites to keep them complete and up to date; III) to propose an educational action plan for the improvement of the websites, just as the processes of management of the published information in these virtual spaces. It was assumed as a hypothesis for the causes of low visibility and transparency observed in the websites the lack of knowledge of the managers in relation to the content to be published in these spaces and also on the technical aspects necessary to organize and update these contents. The Qualitative and Quantitative case study methodologies were utilized in this paper, whose investigation was based on the bibliographical and documentary research, plus field research. The instruments used for data collection were the questionnaire, composed by closed and open questions applied to the content managers of the websites, and interviews with semi-structured scripts, carried out with the managers of the sectors directly involved in the creation or management of websites. Among the evidences of the problem it was highlighted the results of the latest Capes’ evaluations, held in 2013 and 2017, in which, on average, 44% of UFJF sctrito sensu academic programs have not shown adequate transparency regarding their actions. Through field research it was possible to partially confirm the assumed hypothesis. It was confirmed that 80% of the website managers are in fact partially or totally ignorant of Capes' recommendations on the nature of the content that should be disclosed on the websites of the Programs. On the other hand, although approximately half of the managers did not participate in a training course, almost all of the participants say they know how to perform the basic actions necessary to manage the contents of the websites. Thus, the prognosis about the lack of technical knowledge of the managers as a cause of the low visibility and transparency verified in the websites was refuted. As a proposal for the improvement of the websites, the actions of standardization, normalization of contents, updating and improvement of the training course for its managers were suggested.
Palabras clave : Transparência
Informação
Divulgação
Pós-Graduação
Website
Transparency
Information
Disclosure
Post-Graduation
Website
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7094
Fecha de publicación : 23-jul-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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