https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7092
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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marciovidigalmirandajunior.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Associação da competência motora com fatores sociodemográficos e biológicos de crianças |
Autor(es): | Miranda Júnior, Marcio Vidigal |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Maria Elisa Caputo |
Co-orientador: | Miranda, Valter Paulo Neves |
Membro da banca: | Mira, Pedro Augusto de Carvalho |
Membro da banca: | Carvalho, Pedro Henrique Berbert de |
Resumo: | A competência motora (CM) pode ser definida como o grau de desempenho habilidoso em uma grande variedade de tarefas motoras. Diferentes fatores têm sido associados à competência motora, tais como, sociodemográficos: idade e sexo; biológicos: estado nutricional e composição corporal; e comportamental prática de atividade física extraescolar. Entretanto, a influência de outras variáveis na aquisição da competência motora, como a condição socioeconômica, medidas antropométricas, ainda é desconhecida. Com isso, o objetivo do estudo foi avaliar a associação da CM com fatores sociodemográficos, biológicos e com a prática de atividade física de crianças. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa transversal. Foram avaliadas 172 crianças de ambos os sexos, com idades entre 6 a 10 anos, da Escola Municipal João XXIII, localizada na cidade de Tabuleiro/MG. A CM foi avaliada pelo Teste de Coordenação Corporal para Crianças – KTK, também foram avaliadas a estatura e o peso, para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), o perímetro da cintura (PC), para o cálculo da Relação cintura-estatura (RCE). O percentual de gordura corporal (%GC) foi avaliado pelo exame de bioimpedância, assim como a massa de gordura e massa muscular. Ainda foram avaliadas o tamanho da perna, o comprimento do pé e a envergadura. Foram realizadas análises bivariada e multivariada. As Análises de Correspondência Múltipla (ACM) e de Regressão Linear Múltipla (RLM) foram utilizadas para verificar a associação da CM com os fatores investigados. As análises estatísticas foram realizadas no programa SPSS, versão 20.0, com nível de rejeição de hipótese de nulidade de α = 5%. A CM média das crianças foi 42,66 (± 10,97) pontos. As análises bivariadas mostraram que a CM teve relação de pequena a moderada com idade (p < 0,001), %GC (p= 0,006), Relação cintura-estatura (RCE) (p < 0,001), tamanho da perna (r: 0,316, p < 0,001) envergadura (r= 0,404, p < 0,001) e prática de atividade física extraescolar (p= 0,007). A Análise de Correspondência Múltipla (ACM) revelou associação moderada entre a classificação da CM com a idade mais elevadas, o %GC adequado e com a prática de atividade física extraescolar (α de Cronbach das dimensões 1 e 2 foram de a 0,443 e 0,601, respectivamente). O modelo final da análise de Regressão Linear Múltipla (RML) constatou que quanto maior a idade (β: 3,26, p < 0,001) e a envergadura (β: 0,224, p: 0,037), maior foi a CM. De modo contrário, quanto maior os valores de %GC (β: -0,80, p: 0,037) e perímetro da cintura (β: -0,56, p: 0,01) menor foi o escore de pontuação da CM no KTK. Conclui-se que a avaliação da CM apresentou associação concomitante e independente principalmente com idade, envergadura e medidas da composição corporal, como o PC e a gordura corporal. Isto confirma que a prática de intervenção, avaliação e classificação da CM das crianças devem ser planejadas de forma multifatorial, envolvendo ações que atinjam os aspectos sociodemográficos, biológicos e comportamentais. |
Abstract: | Motor competence (CM in Portuguese) can be defined as the skill level of skill in many varieties of motor tasks. Different variables have been associated with CM, such as: age, sex and nutritional status. However, the influence of other variables on CM acquisition, such as body fat and anthropometric measures, is still unknown. Therefore, the objective of this study was to evaluate the association of CM with sociodemographic, biological and physical activity of children.This study was based on a cross-sectional study, in which 172 children of both genders, aged 6 to 10 years, were evaluated. These children are from a scholl called Escola Municipal João XXIII, located in the city of Tabuleiro / MG. The CM was evaluated by the Body Coordination Test for Children (KTK), height and weight were also evaluated for the calculation of Body Mass Index (BMI), waist circumference (PC, abbreviation in Portuguese), for the calculation of Waist- stature (RCE, abbreviation in Portuguese). The percentage of body fat (% GC) was evaluated by bioimpedance examination, as well as fat mass and muscle mass. The size of the leg, foot length and wingspan were also evaluated. Bivariate and multivariate analyzes were performed. Multiple Correspondence Analyzes (ACM) and Multiple Linear Regression (RLM) were used to verify the association of CM with the investigated factors. Statistical analyzes were performed in the SPSS program, version 20.0, with null hypothesis rejection level of α = 5%. The mean CM of the children was 42.66 (± 10.97) points. The bivariate analyzes showed that CM had relationship with age (p <0.001),% GC (p: 0.006), waist-to-height ratio (RCE) (p <0.001), leg size (r: 0.316, p <0.001) (r: 0.404, p <0.001) and out-of-school physical activity (p: 0.007). The Multiple Correspondence Analysis (ACM) revealed a moderate association between the classification of CM with the highest age, the appropriate CG% and the practice of out-of-school physical activity (Cronbach's α of dimensions 1 and 2 were of a .4343 and .601, respectively). The final model of Multiple Linear Regression (RML) analysis found that the greater the age (β: 3.26, p <0.001) and wingspan (β: 0.224, p: 0.037), the highest was CM. Conversely, the higher the values of% GC (β: -0.80, p: 0.037) and waist circumference (β: -0.56, p: 0.01) the lower the CM score in KTK. It was concluded that CM evaluation showed a concomitant and independent association mainly with age, body size and body composition measurements, such as PC and body fat. This confirms that the practice of CM intervention, evaluation and classification of children should be planned in a multifactorial manner, involving actions that affect sociodemographic, biological and behavioral aspects. |
Palavras-chave: | Competência motora KTK Criança Motor competence KTK test Child |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação Física |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7092 |
Data do documento: | 24-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Física (Dissertações) |
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