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Clase: Dissertação
Título : A gestão da informação e a gestão do conhecimento nos setores administrativos das IFES: análise de um caso na UFJF
Autor(es): Fidelis, Lívia de Miranda
Orientador: Lamas, Fernando Gaudereto
Miembros Examinadores: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Rodrigues, Wallace Faustino da Rocha
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu como os processos administrativos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são afetados pela Gestão da Informação e do Conhecimento. Os objetivos definidos para este estudo foram identificar, sob a perspectiva dos servidores técnico-administrativos em educação da UFJF/Campus sede, as dificuldades para execução de atividades administrativas inerentes aos seus cargos, e propor ações capazes de aperfeiçoar os processos de criação, uso e disseminação do conhecimento organizacional. Buscou-se descrever as estruturas das organizações públicas relacionando-as com a Gestão da Informação e do Conhecimento; retratar como o panorama apresentado atinge as Instituições Federais de Ensino Superior e a UFJF e descrever e analisar as dificuldades enfrentadas pelos servidores do setor administrativo do Campus sede para execução de suas atividades diárias. Por fim, foram propostas ações de implementação da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento que permitam a estes servidores obter maior eficácia e eficiência no trabalho, e à Universidade, contribuir para as diretrizes constitucionais, atendendo de forma mais satisfatória às exigências da sociedade. Assumiu-se como hipóteses que as ações em prol da Gestão da Informação e do Conhecimento na instituição têm sido insuficientes para garantir que todos os servidores sejam capazes de atender o princípio constitucional da eficiência na realização de seu trabalho. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa quali-quantitativa e como instrumentos a construção de dados por meio da aplicação de questionários entre servidores técnico-administrativos da Universidade.
Resumen : La presente disertación fue desarrollada en el marco del Máster Profesional em Gestión y Evaluación de la Educación (PPGP) del Centro de Políticas Públicas y Evaluación de la Educación de laUniversidad Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). El caso de gestión estudiado discutió cómo los procesos administrativos em la Universidad Federal de Juiz de Fora son afectados por la Gestión de la Información y del Conocimiento. Los objetivos definidos para este estudio fueron identificar, bajo la perspectiva de los servidores del sector administrativo de la UFJF/Campus sede, las dificultades para la ejecución de actividades inherentes a sus cargos, y proponer acciones capaces de perfeccionar los procesos de creación, uso y diseminación del conocimiento organizacional. Se buscó describir las estructuras de las organizaciones públicas relacionándolas com la Gestión de la Información y del Conocimiento; demostrar cómo el panorama presentado alcanza a las Instituciones Federales de Enseñanza Superior y la UFJF y describir y analizar las dificultades enfrentadas por los servidores del sector administrativo del Campus sede para la ejecución de sus actividades diarias. Por último, se propusieron acciones de implementación de laGestión de la Información y Gestión del Conocimiento que permitan a estos servidores obtener mayor efectividad em el trabajo, y a la Universidad, contribuir a las directrices constitucionales, atendiendo de forma más satisfactoria a las exigencias de la sociedad. Se asume como hipótesis que las acciones en favor de la Gestión de la Información y del Conocimiento en la institución han sido insuficientes para garantizar que todos los servidores sean capaces de atender el principio constitucional de la eficiencia em la realización de su trabajo. Para ello, se utilizó como metodología la investigación cuali-cuantitativa y como instrumentos la construcción de datos por medio de la aplicación de cuestionarios entre servidores de la Universidad.
Palabras clave : Gestão da informação
Gestão do conhecimento
UFJF
Gestión de la información
Gestión del conocimiento
UFJF
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7091
Fecha de publicación : jul-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
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