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dc.contributor.advisor1Lacerda, Bruno Amaro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733525108284372pt_BR
dc.contributor.referee1Durço, Karol Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8224138904472983pt_BR
dc.contributor.referee2Riccio Neto, Vicente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069490237460487pt_BR
dc.creatorToledo, João Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-27T19:50:27Z-
dc.date.available2018-07-13-
dc.date.available2018-08-27T19:50:27Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7075-
dc.description.abstractThe present paper analyses critically the thought of the American philosopher John Rawls, as it is developed in the book Political Liberalism. Thence it examines directly the author’s work, presenting the key elements, the sources and general aim of the rawlsian liberalism. In this research, it is identified that, though professed as a neutral and universal proposition of political and juridical organization, liberalism is actually committed to ideological and moral values, unveiling itself in place of a political doctrine, a moral one. Therefore, the liberal political consensus establishes an ideological state, in which other worldviews, notably those springing from religious traditions, are marginalized from politics, at the cost of democracy. Hence, it concludes that political liberalism – under Rawls’ terms – is unsuitable as a political measure to deal with the issue of moral and cultural pluralism.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo faz-se uma análise crítica do pensamento do filósofo norte-americano John Rawls, tal qual elaborado no livro Political Liberalism. Para isso, aborda-se em primeira mão o trabalho do autor, expondo-se os elementos centrais, os fundamentos e o sentido geral do projeto liberal rawlsiano. Nessa investigação, identifica-se que o liberalismo político, preconizado como uma proposta neutra e universal de organização política e jurídica, na verdade está comprometido com valores ideológicos e morais, revelando-se uma doutrina moral, e não política. Por conseguinte, o consenso político liberal instaura um Estado ideológico, em que se marginalizam da política as demais visões de mundo, especialmente as originárias de tradições religiosas, em prejuízo da democracia. Diante disso, conclui-se pela inadequação do liberalismo político nos moldes defendidos por Rawls como solução política para fazer face ao problema da pluralidade moral e cultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiberalismopt_BR
dc.subjectJohn Rawlspt_BR
dc.subjectRelativismopt_BR
dc.subjectDemocracia liberalpt_BR
dc.subjectLiberalismpt_BR
dc.subjectJohn Rawlspt_BR
dc.subjectRelativismpt_BR
dc.subjectLiberal democracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleConsenso imposto: abordagem crítica do liberalismo político de John Rawlspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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