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Type: Dissertação
Title: Lições aprendidas em projetos como estratégia de sistematização do conhecimento organizacional: um estudo de caso de uma universidade pública federal
Other Titles: Lessons learned in projects as a strategy of systematic organizational knowledge: a case of a public federal university
Author: Figueiredo, Fábio Silva de
First Advisor: Ramos Filho, Américo da Costa
Referee Member: Oliveira, Saulo Barbará de
Referee Member: Entriel, Aparecida Laino
Resumo: Gerenciar o conhecimento organizacional ainda é algo desafiador para as organizações públicas atuais. Gerenciá-lo em projetos de consultoria interna pode ser ainda mais trabalhoso. A organização pública em questão é uma Universidade Federal do sudeste do Brasil que nos últimos anos vem desenvolvendo projetos de consultoria interna junto ao seu setor de planejamento. Este modelo de gestão nasceu da necessidade de se responder de maneira mais efetiva às carências organizacionais que se originaram, acima de tudo, da rápida ampliação que esta organização sofreu nos últimos anos em virtude do programa REUNI. Esses projetos versam, sobretudo, acerca de demandas administrativas complexas, como compras de grande vulto e estudos de reestruturação administrativa que demandam uma análise mais aprofundada para a sua correta solução o que, em princípio, foge do cotidiano operacional dos órgãos internos. Entretanto, esse modelo trouxe consigo, além dos benefícios próprios da consultoria interna, um expressivo aumento do conhecimento organizacional que passou a ser rotineiramente criado por essa equipe. Assim, percebeu-se uma lacuna estratégica na determinação de uma ferramenta que fosse capaz de sistematizar este conhecimento organizacional. Desse modo, tendo como base o modelo de conversão do conhecimento (modelo SECI – Socialização, externalização, combinação, internalização) de Nonaka e Takeuchi (1997) e partindo do pressuposto de que a prática de lições aprendidas é determinante e crítica para a sistematização do conhecimento organizacional em projetos de consultoria interna, chegou-se à formulação da seguinte pergunta de pesquisa: como a prática de lições aprendidas poderia sistematizar o conhecimento organizacional em projetos desenvolvidos por uma equipe de consultoria interna em uma instituição federal de ensino superior? Para se obter a resposta a tal pergunta, buscou-se investigar como os projetos de consultoria interna e a gestão do conhecimento podem se valer das práticas de lições aprendidas para efetiva gestão do conhecimento organizacional no âmbito desses projetos. A pesquisa é aplicada, tem natureza descritiva, possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método de estudo de caso único. Como resultado foi identificado que a aplicação das lições aprendidas ao processo de sistematização do conhecimento está intrinsecamente ligada à dinâmica da interação entre o conhecimento tácito e explícito que esta prática pode proporcionar, levando à criação de conhecimento organizacional e também que ela é um importante ativo de processo organizacional que pode, além de evitar erros em projetos futuros, promover a perpetuação de melhores práticas no contexto dessa equipe. Portanto, a conclusão do estudo é que as lições aprendidas sistematizam a gestão do conhecimento em equipes de consultoria interna no momento em que esta é uma ferramenta capaz de criar uma dinâmica de interações entre os indivíduos que perpassa toda a espiral de criação do conhecimento em um movimento ascendente e contínuo. Por fim, espera-se, que este trabalho agregue valor ao campo da gestão do conhecimento em projetos, notadamente no setor público e contribua para estimular estudos futuros sobre estes temas.
Abstract: Managing organizational knowledge is still something challenging to the current public organizations. Manage it in internal consulting projects can be even more laborious. The public organization in question is a Federal University of southeastern Brazil that in recent years has developed internal consulting projects with its planning sector. This business model was born of the need to respond more effectively to organizational shortcomings that originated, above all, by the rapid expansion that this organization has suffered in recent years due to the REUNI program. They are related, especially, about complex administrative demands such as purchasing large-scale, and studies of administrative restructuring that require further analysis to its correct solution which escapes from the daily operating of the internal departments. However, this model has brought with it, beyond the actual benefits of the internal consultation, a significant increase of organizational knowledge which is now routinely created by this team. Thus, it was realized a strategic gap in determining a tool that was able to systematize this organizational knowledge. Thus, based on the knowledge conversion model (SECI model - socialization, externalization, combination, internalization) of Nonaka and Takeuchi (1997) and assuming that the practice of lessons learned is crucial and critical for the systematization of organizational knowledge in internal consulting projects, came to the formulation of the following research question: how the practice of lessons learned could systematize the organizational knowledge in projects developed by an internal consulting team in a federal institution of higher education? To get the answer to that question, it sought to investigate how internal consulting projects and knowledge management can take advantage of the lessons learned practices for effective management of organizational knowledge within these projects. This is an applied research, its nature is descriptive, it has a qualitative approach and uses the single case study method. As a result it was identified that the application of the lessons learned in knowledge management process is intrinsically linked to the dynamics of the interaction between tacit and explicit knowledge that this practice can provide, leading to the creation of organizational knowledge and also that it is an important organizational process asset that can avoid mistakes in future projects and promote the perpetuation of best practices in this team. Therefore, the conclusion is that the lessons learned systematize knowledge management in internal consulting teams at the moment this is a tool that create a dynamic of interactions among the team that permeates the whole spiral of knowledge creation in a upward and continuous movement. Finally, it is expected that this work adds value to the field of knowledge management in projects, notably in the public sector and will help to stimulate future studies on these subjects.
Keywords: Gestão de projetos
Gestão do conhecimento
Lições aprendidas
Project management
Knowledge management
Lessons learned
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Institution Initials: UFRRJ
Department: -
Program: -
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6997
Issue Date: 30-Mar-2016
Appears in Collections:PROQUALI - Dissertações



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