Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6973
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Tese
Título : Trabalho externo avaliado por meio do teste de caminhada de seis minutos em crianças em idade escolar
Autor(es): Cabral, Laura Alves
Orientador: Velloso, Marcelo
Co-orientador: Pereira, Danielle Aparecida Gomes
Miembros Examinadores: Samora, Giane Amorim Ribeiro
Miembros Examinadores: Versiani, Luciana Campanha
Miembros Examinadores: Lanza, Fernanda de Córdoba
Miembros Examinadores: Brítto, Raquel Rodrigues
Resumo: O Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6) é amplamente utilizado na avaliação da capacidade funcional e de exercício de crianças saudáveis e doentes, sendo um teste fácil, de baixo custo e com elevada aplicabilidade clínica. A distância percorrida no TC6 (DTC6) é o desfecho utilizado na interpretação do resultado do teste. Contudo, a literatura aponta que a medida de trabalho no TC6 (WTC6) parece representar melhor o desempenho de crianças. Assim, os objetivos desta tese foram caracterizar a capacidade funcional de crianças em idade escolar por meio da medida de WTC6; verificar se o WTC6 é capaz de discriminar a capacidade funcional de crianças em idade escolar em relação à DTC6; e verificar se a idade, o sexo, o estado nutricional, a altura, a prática de atividade física e o delta de frequência cardíaca (FC) (FCfinalTC6 menos FCrepouso) determinam o WTC6 em crianças em idade escolar. Realizou-se um estudo transversal exploratório por meio de análise secundária de dados pertencentes a dois centros de um estudo multicêntrico intitulado “Valores de referência para Teste de Caminhada de Seis Minutos em crianças saudáveis no Brasil”. A amostra foi composta por 319 crianças de ambos os sexos entre 7 e 12 anos de idade e obtida nos centros das Universidades Federais de Minas Gerais e de Uberlândia. O primeiro artigo contemplou os dois primeiros objetivos e foi considerada a média da DTC6 de crianças brasileiras nessa faixa etária (579 metros) para a realização das análises relacionadas ao WTC6. Os resultados mostraram que o WTC6 classificou corretamente, em média, 71,2% da variação entre os grupos analisados, sendo 73,6% das crianças que caminharam abaixo de 579 metros e 58% das que caminharam acima de 579 metros (Ponto de corte da função discriminante: 192211,22 Joules; p < 0,0001; função de correlação canônica de 0,321). A maioria das crianças de ambos os sexos, a partir dos 10 anos de idade, apresentou valores esperados de WTC6 dado o ponto de corte da função discriminante. O segundo artigo foi desenvolvido para atender ao terceiro objetivo. As análises demonstraram que a idade, a altura, o estado nutricional, a prática de atividade física e o delta da FC se relacionaram de maneira positiva e estatisticamente significante com o WTC6 (p < 0,0001). A análise de regressão linear múltipla mostrou que a idade, a altura, o estado nutricional e o delta da FC explicaram 87% da variação do WTC6 para as crianças avaliadas (p = 0,0001). Diante desses resultados, conclui-se que a medida de WTC6 é capaz de discriminar a capacidade funcional de crianças em idade escolar, sendo que a idade, a altura, o estado nutricional e o delta da FC determinam tal medida avaliada nesses indivíduos. Sendo assim, o WTC6 pode ser utilizado na prática clínica para agregar valor à interpretação dos resultados obtidos no TC6 em crianças.
Resumen : The Six-Minute Walk Test (6MWT) is widely used in the evaluation of the functional and exercise capacity of healthy and sick children, being an easy test, low cost and with high clinical applicability. The distance covered in the 6MWT (6MWTdistance) is the endpoint used in the interpretation of the test result. However, the literature indicates that the work measurement in the 6MWT (6MWTwork) seems to represent better the performance of children. Thus, the objectives of this thesis were to characterize the functional capacity of school-age children through the measure 6MWTwork; to verify if the 6MWTwork is able to discriminate the functional capacity of school-age children in relation to the 6MWTdistance; and to verify whether age, gender, nutritional status, height, physical activity practice and heart rate (HR) delta (HRfinal 6MWT minus HR rest) determine 6MWTw in school-aged children. It was an exploratory cross-sectional study through a secondary analysis of data from two centers of a multicenter study titled "Reference values for Six-minute Walk Test in healthy children in Brazil." The sample was composed of 319 children of both sexes between 7 and 12 years of age and obtained at the Federal Universities of Minas Gerais and of Uberlândia. The first article contemplated the first two objectives and the mean of the 6MWTdistance of Brazilian children in this age group (579 meters) was considered for the analysis related to 6MWTwork. The results showed that the 6MWTwork correctly classified, on average, 71.2% of the variation between the groups analyzed, 73.6% of the children walking below 579m and 58% of those walking above 579 m (Cut-off point of the discriminant function: 192211.22 Joules, p <0.0001, canonical correlation function of 0.321). The majority of children of both sexes, from the 10 years of age, presented expected values of 6MWTwork given the cut-off point of the discriminant function. The second article was developed to meet the third objective.The analyzes showed that age, height, nutritional status, physical activity practice and HR delta were positively and statistically significant with 6MWTwork (p < 0.0001). Multiple linear regression analysis showed that age, height, nutritional status and delta of the HR explained 87% of the 6MWTwork variation for the children evaluated (p = 0.0001). In view of these results, it can be concluded that the 6MWTwork measure is able to discriminate the functional capacity of school-age children, and that age, height, nutritional status and delta of the HR determine this measure evaluated in these individuals. Therefore to state that 6MWTwork can be used in clinical practice to add value to the interpretation of the results obtained in the 6MWT in children.
Palabras clave : Aptidão física
Caminhada
Crianças
Exercício
Physical fitness
Walking
Children
Exercise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Sigla de la Instituición: UFMG
Departamento: -
Programa: -
Clase de Acesso: Acesso Embargado
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6973
Fecha de publicación : 17-mar-2017
Aparece en las colecciones: PROQUALI - Teses



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.